Hoje em dia, existem cerca de 60.000 plugins WordPress: encontrar um eficaz é, muitas vezes, como procurar uma agulha num palheiro. Neste artigo, apresentamos os nossos plugins WordPress favoritos para o ajudar a tirar mais partido do seu website em 2022.
O segredo da popularidade do WordPress reside na sua facilidade de utilização e flexibilidade. Muita dessa popularidade, deve-se à imensidão de plugins ou extensões disponíveis: pequenos pedaços de código que são instalados numa página para complementar ou modificar o seu funcionamento.
Existem muitos tipos de plugins WordPress que ajudam a ampliar ou a otimizar as características de um website sem necessidade de conhecimentos de programação ou de web design: tipografia, análise estatística, ecommerce, anti-spam…
Neste artigo partilhamos alguns dos melhores plugins do WordPress (gratuitos ou pagos) que deverá considerar este ano.
Conteúdos deste Artigo
1. Plugin para melhorar a velocidade
Quando uma página é lenta, os utilizadores não têm uma boa experiência. Isto tem um impacto na classificação dos motores de busca e, portanto, na perda de tráfego orgânico. Felizmente, os plugins WordPress para acelerar um website podem ajudar a resolver este problema.
O W3 Total Cache é um dos plugins WordPress mais recomendados. Consiste num pack completo e gratuito que inclui a cache de páginas que, se configurado corretamente, pode reduzir significativamente o tempo de carregamento e aumentar o desempenho do seu website.
É altamente configurável e todos os módulos são facilmente integrados, pelo que é ideal para instalações com muitas e diferenciadas funcionalidades ou para sites com elevado tráfego que necessitem de uma ferramenta avançada. Deve fazer sempre uma cópia de segurança antes de a configurar para evitar surpresas.
Alternativa: Alguns testes indicam que o WP Rocket é o plugin de desempenho mais rápido para páginas web. É também o mais fácil de utilizar e é bastante leve, por isso é perfeito para instalações e sites simples. O aspeto negativo é que só existe versão paga para este plugin.
Lembre-se: Muitos fatores influenciam a velocidade de um website. Um dos mais importantes é o alojamento. O alojamento Web afeta o tempo de carregamento devido à distribuição de recursos: um servidor lento demora mais tempo a entregar o conteúdo, mesmo antes deste ser apresentado na página.
2. Plugin de Segurança
O Wordfence, com mais de 4 milhões de downloads até à data, é um dos plugins de segurança mais amplamente utilizados. Oferece características vitais, tais como login protegido, deteção de malware e prevenção de tráfego malicioso, num formato fácil de usar.
Este plugin procura malware em ficheiros de núcleo, tema e plugin, posts e comentários. Também deteta vulnerabilidades tais como backdoors, injeção de código suspeito e redirecionamentos maliciosos, bem como spam e links quebrados.
Estes scans são feitos regular e automaticamente, e a ferramenta alerta-o se detetar uma ameaça, vulnerabilidade ou ficheiro corrompido.
A versão gratuita também limita as tentativas de login (de forma a parar brute force attacks) e informa-o em tempo real de possíveis tentativas de intrusão.
Alternativa: O Sucuri é outro plugin de segurança excelente contra malware. No entanto, como ferramenta remota, não pode digitalizar os ficheiros centrais que controlam o backend (ou seja, só pode encontrar vulnerabilidades nas páginas do WordPress).
Lembre-se: A segurança de um website depende muito dos alicerces sobre os quais este funciona. Por conseguinte, não é suficiente aplicar plugins. É crucial contratar um alojamento que ofereça medidas de segurança rigorosas, tanto em termos do servidor como da máquina física. É também muito importante manter todos os plugins atualizados para aumentar a segurança.
3. Plugin CRM
Para que o seu negócio digital funcione, não pode perder o contacto com os seus clientes: para além de acompanhar as transações para manter a gestão atualizada, precisa de responder às consultas dos clientes e encontrar formas de reforçar a relação e de se ligar a mais utilizadores.
A forma mais prática de o fazer é utilizar um programa de gestão da relação com o cliente (CRM). Para integrar um CRM no WordPress, tudo o que precisa é de um plugin.
O CRM do HubSpot para WordPress é muito completo. A versão gratuita permite-lhe gerir utilizadores e contactos ilimitados, e inclui um formulário, livechat e newsletters por correio eletrónico – características suficientes para a maioria dos websites.
Estas funções estão sincronizadas com o painel de controlo do WordPress, onde poderá ver a lista completa, incluindo detalhes do cliente, atividades mais recentes, estado dos contactos e conversas de livechat.
Além disso, é possível enviar boletins informativos e responder facilmente aos clientes graças à funcionalidade de automatização do correio eletrónico. Pode também criar modelos de resposta para quando os utilizadores preenchem o formulário ou conversam com os chatbots.
Alternativa: O CRM Drip é uma ferramenta paga para automatização de email marketing e de SMS marketing. Tem uma interface intuitiva e oferece uma gama completa de funcionalidades: gestão avançada de contactos, acesso a relatórios editáveis, campanhas, conversas pessoais e rastreio de utilizadores, entre outras.
4. Plugin de testemunhos
Mostrar algumas opiniões de clientes pode não só ajudá-lo a ganhar a confiança dos utilizadores indecisos da Internet e destacar características ou benefícios que não indicou na descrição, como também ajuda a posicionar melhor a página nos resultados de pesquisa.
Alguns temas do WordPress incluem a sua própria função de avaliação, por defeito. No entanto, a maioria não tem esta opção integrada e é necessário descarregar um suplemento.
Hoje em dia, muitos plugins de revisão permitem adicionar diferentes tipos de classificações: classificações, comentários de redes sociais, revisões, etc.
O Site Reviews é um plugin simples mas eficaz para capturar estas revisões e exibi-las no seu website de várias maneiras, por exemplo, em blocos ou com um widget, e na ordem que preferir (para que as melhores apareçam primeiro). O melhor de tudo: não é só leve como também é gratuito.
Alternativa: O Taqyeem é um dos mais poderosos plugins de testemunho no mercado. É pago, mas custa muito menos do que outras opções existentes no mercado. A sua principal vantagem é a personalização ilimitada: pode criar o seu próprio sistema de avaliação e o aspeto das revisões é completamente adaptado à sua marca.
5. Plugin para redes sociais
Para tornar o seu website conhecido na Internet, necessitará de um plugin WordPress para redes sociais: estes pequenos programas ligarão a sua página aos social media, para que os utilizadores da Internet possam partilhar o seu conteúdo com os seus contactos.
O Blog2Social é um plugin gratuito que automatiza a publicação em redes sociais. Por outras palavras, pode agendar quando quiser partilhar cada artigo do blogue nas suas redes sociais.
Também lhe permite publicar conteúdos em perfis, páginas de empresas, páginas de comunidades e grupos, e adicionar um backlink para conduzir o tráfego para o seu website.
Alternativa: O AddToAny, que já tem mais de 500.000 downloads, é um dos melhores plugins gratuitos do WordPress para a integração das redes sociais. É considerado por alguns como sendo o mais adequado para publicar conteúdo de meios de comunicação social num sítio web WordPress. Entre as suas características mais proeminentes estão a contagem de actividade e os botões flutuantes.
6. Plugin para criar uma área reservada/para membros
Um método cada vez mais popular de ganhar dinheiro a partir de um website é oferecer um serviço apenas para membros: em vez de vender produtos, é publicado conteúdo especial para membros ou clientes.
Este plugin é ideal para profissionais que geram conteúdos, mas não podem ou não querem abrir uma loja online: produtores audiovisuais, jornalistas, escritores…
O MemberPress é um plugin WordPress premium que lhe permite criar cursos virtuais, comunidades e áreas exclusivas para membros. Pode conceber vários planos de subscrição e restringir o acesso a diferentes tipos de conteúdo de acordo com cada plano.
Tem um sistema de “gotejamento” com o qual se pode mostrar certos conteúdos após um certo período de tempo – muito útil para vender cursos online ou material de formação – e escolher o prazo para aceder ao mesmo.
Por outro lado, o sistema de faturação automatiza a concessão e a revogação de adesões, e a ferramenta é compatível com as principais plataformas de email marketing, tais como MailChimp, para que possa comunicar com os seus clientes.
Alternativa: O Simple Membership é uma opção rentável para começar a monetizar o seu site WordPress. Pode facilmente criar níveis de subscrição ilimitados tanto para planos gratuitos como para planos pagos. As opções de faturação são também flexíveis e permitem-lhe vender conteúdos com pagamento único ou com pagamentos recorrentes. O LearnDash é outro excelente plugin para a criação e venda de cursos online no WordPress.
Atenção: Os websites com áreas de membros ou áreas de clientes consomem muitos recursos. É importante investir num bom alojamento WordPress para que o desempenho do site não seja comprometido.
7. Plugin de reservas
Ao adicionar um sistema de reservas automatizado ao seu website, reduzirá o número de chamadas e mensagens com que tem de lidar, e tornará possível aos clientes reservarem quando o desejarem.
O plugin Bookly é ideal para negócios como clínicas dentárias, restaurantes ou salões de beleza, entre outros, uma vez que foi concebido para aceitar reservas e agendar consultas online.
A interface funciona por separadores para gerir facilmente os dados necessários: horas reservadas e disponíveis, serviços oferecidos, horários de cada membro do staff e dos clientes. Além disso, as notificações por e-mail são enviadas aos clientes e ao staff e os próximos compromissos podem ser visualizados muito facilmente.
Note-se, no entanto, que a versão gratuita não aceita pagamentos online.
Alternativa: O Booking Calendar é um dos plugins de reserva automatizada mais versáteis. Permite reservas de vários dias e pode ser sincronizado com websites de terceiros, tais como Booking.com, sendo ideal para hotéis e pousadas.
8. Plugin de tradução
A opção de criar um website multilingue não vem como padrão no WordPress. Mas com um bom plugin, pode criar o seu site em tantas línguas quantas quiser.
Embora existam muitos plugins de tradução para o WordPress, estes geralmente enquadram-se em duas categorias:
- plugins de tradução manual e
- plugins de tradução automática.
Para criar uma versão permanente, de qualidade e localizada, a tradução humana é o melhor caminho a seguir. Se quiser fornecer a tradução apenas para fins informativos (por exemplo, para uma wiki), a tradução automática pode ser suficiente; no entanto, aconselhamos que a tenha sempre validada por um linguista.
Neste sentido, o plugin de tradução TranslatePress permite-lhe traduzir todo o texto (páginas, artigos de blog, metadados, plugins e até mesmo o tema) sem ter de alterar a interface, mas também lhe dá a opção de utilizar o Google Translate e corrigir erros manualmente.
Para tal, permite-lhe atribuir um papel especial como tradutor sem lhe dar acesso total à área administrativa, de modo a que a segurança seja mantida. O TranslatePress também gera URLs otimizados para todas as línguas, o que ajuda com o SEO local.
Alternativa: O WPML é outro plugin de tradução fantástico. É pago, mas ao contrário da maioria, é compatível com quase todos os temas e plugins do WordPress. Permite-lhe escolher entre tradução automática e tradução humana (para a qual fornece os serviços de uma agência ou torna possível enviar o conteúdo para a ferramenta de tradução da sua escolha) e também gere o SEO multilingue.
9. Plugin para cópias de segurança
O seu website pode deixar de funcionar devido a bugs, ciberataques ou malware. Com um plugin que possibilite efetuar backups do seu site WordPress, pode restaurar todo o seu conteúdo e voltar a funcionar o mais rapidamente possível.
O BlogVault é um dos plugins de backup mais fiáveis que existem no mercado. É uma solução all-in-one que faz múltiplas cópias de segurança do seu website e permite-lhe carregá-las para a nuvem, em serviços como Google Drive ou DropBox, para evitar a perda de dados.
As cópias/backups são efetuadas utomaticamente todos os dias para manter o seu conteúdo tão atualizado quanto possível. Quaisquer alterações ao website podem ser testadas de antemão e o BlogVault não dá problemas se decidir fazer uma transferência de domínio ou alojamento. É um plugin pago e tem uma versão compatível com o WooCommerce.
Alternativa: O UpdraftPlus é o mais popular plugin de backup e restauro de conteúdos do WordPress: é atualmente utilizado em mais de 3 milhões de websites. A ferramenta básica é gratuita, mas existe também um plano pago com características extra. Os backups podem ser programados (ou pode fazer um backup completo sempre que quiser) e armazenados remotamente. Também tem a opção de escolher ficheiros específicos.
10. Plugin de automação
A maioria dos websites construídos com WordPress são alimentados por múltiplos plugins e aplicações de terceiros. Para que todas estas ferramentas funcionem bem em conjunto, é necessário realizar tarefas de ligação repetitivas.
Felizmente, existem plugins como o Uncanny Automator, o que faz com que certas tarefas aconteçam automaticamente enquanto outras atividades decorrem. Por outras palavras, ajuda os seus plugins WordPress a comunicar e a trabalhar melhor uns com os outros.
Na versão paga, o Uncanny Automator suporta tanto os plugins WordPress mais utilizados como os de plataformas como o Google, Twitter ou Slack, para que possa automatizar muitas tarefas administrativas rotineiras.
Para o fazer, basta agendar os gatilhos que lhe interessam seguindo a fórmula “Se isto acontecer, então deverá efetuar X”. Por exemplo, se vender cursos online, cada vez que um formando completar a formação, o Uncanny Automator pode adicioná-los automaticamente à lista correspondente no seu CRM.
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