SEO: 7 principais erros a evitar

SEO: 7 erros a evitar para melhor a visibilidade do seu site

Para melhorar a visibilidade de um website nos motores de busca, é necessário saber quais são os erros mais comuns que podem comprometer a sua classificação. Com o intuito de aumentar a sua visibilidade online, é essencial otimizar o seu site numa perspetiva de SEO.

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para os motores de busca, diz respeito a um conjunto de ações ou procedimentos implementados de forma a que o seu site se torne relevante para os motores de pesquisa, como o Google, quando um utilizador pesquisa por determinada palavra ou expressão.

Apenas cuidando de todos os aspetos que tornam o seu site “SEO-friendly” poderá alcançar uma boa classificação nos resultados de pesquisa dos utilizadores.

→ Leia também o artigo 6 dicas para um site “SEO friendly”

Se, por outro lado, não tivermos uma estratégia eficaz de SEO e adotarmos um comportamento que “não agrade ao Google”, as consequências em termos de classificação podem ser muito prejudiciais. Para evitar penalizações e melhorar a nossa classificação, é portanto necessário saber quais são os erros mais comuns, a fim de os evitar ou corrigir.

→ Leia também o artigo 10 Dicas de SEO para criar site de sucesso!

De seguida, apresentamos-lhe os 7 principais erros a evitar para construir um site verdadeiramente “SEO-friendly”.

1. Repetir palavras-chave demasiadas vezes

Palavras-chave ou “keywords” são termos compostos por uma ou mais palavras que correspondem a uma pesquisa feita por um utilizador em motores de busca para encontrar informação sobre um determinado tópico.

As palavras-chave servem para que o seu site possa ‘ser encontrado no Google’ quando um utilizador procura informações online, mas sobrecarregar uma página com uma ou mais palavras-chave para forçar o site a ser classificado para essa palavra específica é uma prática prejudicial conhecida como “keyword stuffing”.

O uso excessivo de palavras-chave não só piora a classificação do site como também torna o texto aborrecido e pouco natural para leitura, piorando a experiência do utilizador.

2. Não gerir metatags de página

A gestão das metatags de SEO é um dos pontos é de importância primordial para uma boa classificação. Contudo, há que ter o cuidado de respeitar algumas regras simples impostas pelo Google:

  • Título e descrição devem estar presentes em todas as páginas;
  • Não devem ser demasiado longos (máximo 60 caracteres para o título e 160 caracteres para a descrição), caso contrário não serão visíveis no SERP.
  • Não devem ser duplicadas: cada página deve ter a sua própria e deve ser única e estar de acordo com o conteúdo apresentado.

3. Ligações/Links de páginas negligenciadas

A construção de ligações /links é um fator crucial para a SEO. Deve assegurar-se que as páginas do seu site estão bem ligadas entre si e que as ligações existentes funcionam corretamente e não conduzem a páginas erradas, inexistentes ou quebradas.

A este respeito, um dos erros mais comuns de SEO é eliminar conteúdo sem  criar redirecionamentos. Eliminar uma página ou qualquer outro conteúdo de um website tem sempre um impacto no lado SEO: se o crawler ou rastreador do Google já não conseguir encontrar o elemento e se não houver redirecionamento, é gerado um “broken link” o que leva o utilizador a ver uma página 404 sem conteúdo. O utilizador abandonará a leitura do site, vendo-o como sendo um conteúdo de baixa qualidade.

4. Inserção de conteúdo duplicado ou copiado

As novas atualizações ao algoritmo do Google atribuem uma importância fundamental ao conteúdo da página. O erro mais grave é certamente a cópia de texto de outros websites sem adicionar conteúdo novo, original e interessante. Ao copiar conteúdo, o nosso site não só não ganha vantagem porque, na realidade, não oferece nada de novo ao leitor, como também se expõe à penalização.

Ter conteúdos duplicados é também um erro a evitar dentro do próprio website: cada página deve ter um texto e conteúdo diferentes e deve ser otimizada para palavras-chave diferentes.

5. Criação de conteúdo mal escrito

O conteúdo é o verdadeiro motor do marketing digital. A escrita de textos interessantes e relevantes aos olhos dos leitores pode realmente fazer a diferença em termos de classificação.

A criação de bom conteúdo cria uma experiência positiva, aumenta o envolvimento, o público leitor e partilha. Em suma, todos os sinais que são lidos positivamente pelos motores de busca. Pelo contrário, conteúdos inúteis escritos apenas para ‘preencher espaço’ sinalizam aos motores de busca que há algo de errado com esse sítio.

Leia também o artigo Como otimizar imagens na ótica de SEO

6. Negligenciar URLs de páginas

A não optimização do URL – Uniform Resource Locator –  é outro erro muito comum.  O URL  é o endereço da página web.

De uma perspetiva SEO, a URL deve ser ‘falante’, ou seja, deve ter uma estrutura facilmente compreensível, deve ser significativa e deve descrever o conteúdo da página a que se refere. Evitar confusão e repetição e concentrar-se na inteligibilidade e clareza é da maior importância para criar um URL que seja bem visto pelos motores de busca.

7. Não submeter o sitemap aos motores de busca

O Sitemap é um elemento estratégico do seu site. É um ficheiro que fornece informações sobre as páginas, o conteúdo do site e a correlação entre os vários elementos. O Sitemap comunica diretamente com os motores de busca, mostrando-lhes a forma de digitalizar o sítio de forma eficaz.

Através do Sitemap é possível, por exemplo, definir níveis de prioridade de digitalização para facilitar a leitura dos elementos que consideramos mais importantes. A ausência do sitemap não é em si um elemento de penalização, mas a sua presença torna possível melhorar o rastreamento, constituindo uma vantagem indubitável em termos de SEO.

Independentemente do tipo de site, estar presente e visível nos motores de pesquisa é um passo necessário para que cresça no online, aumente a notoriedade da marca, encontre novos clientes e aumente vendas.

→ Leia também: Sitemap. O que é, para que serve e como o criar

Como vimos, aparecer nos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave relacionadas com o seu negócio requer dedicação e prática…. Precisa de ajuda?  Com o rankingCoach SEO, a ferramenta de marketing na web, obterá a ajuda necessária para otimizar o seu site. Com esta ferramenta não precisa ser um especialista em SEO, siga apenas os conselhos para otimizar suas páginas e superar seus concorrentes! Ative-o agora por um mês na Dominios.pt e descubra como é simples, com a ajuda do seu coach pessoal, melhorar sua visibilidade online nos motores de pesquisa.

Se, por outro lado, necessita de visibilidade imediata ou consultoria para aumentar a sua visibilidade online, contacte-nos sem compromisso e solicite um projeto personalizado aos nossos especialistas.

Faça uma Avaliação SEO Grátis!