Sabia que 91% do conteúdo da web não recebe tráfego do Google? (Fonte: ahrefs)
Embora as técnicas de marketing, como campanhas pagas de publicidade, blogs, e-mail marketing e muito mais, possam ajudar a aumentar a notoriedade e a criar autoridade, se não forem otimizadas de forma adequada, corremos o risco de perder uma grande parte do tráfego de SEO.
Os números não mentem! Se deseja chegar ao topo dos resultados da pesquisa, ter apenas um conteúdo bem redigido e envolvente não é suficiente. Será necessário concentrar-se na criação de conteúdos com recursos de SEO e com palavras-chave que atraiam o tipo certo de tráfego web.
Conteúdos deste Artigo
Dicas para criar um site “SEO friendly”
Os sites otimizados para os mecanismos de pesquisa têm 13 vezes mais de possibilidades de obter um ROI positivo (Fonte: Hubspot). Hoje em dia, muitas empresas entendem a importância do SEO para os seus sites, mas nem sempre são capazes de conseguir ficar bem classificados nos resultados de pesquisas. Abaixo, encontra seis dicas essenciais sobre como construir um site otimizado para SEO.
1. Identifique as palavras-chave adequadas
Antes de começar a escrever, faça uma pesquisa simples de palavras-chave do tópico sobre o qual pretende escrever. Para superar a concorrência desenfreada neste setor, escolha palavras-chave e frases específicas que os seus clientes estão a pesquisar.
50% das pesquisas consistem em quatro ou mais palavras. Por isso, apresentamos-lhe algumas dicas para identificar palavras-chave para os seus artigos:
- Aceda a plataformas de redes sociais em que o seu público-alvo esteja presente e descubra as tendências.
- Consulte o Google Trends para ter uma ideia de quais as palavras-chave mais populares num determinado momento. Se as pesquisas por uma palavra-chave específica mostrarem “deterioração”, provavelmente será melhor evitá-las
- Siga os seus concorrentes para se inspirar quando tiver poucas ideias de palavras-chave. Ferramentas como o SEMrush permitem-lhe saber quais as palavras-chave que os seus concorrentes estão a utilizar.
Ao tentar otimizar seu blog com palavras-chave de cauda longa (long tail) que funcionam, não deixe que todas as outras palavras-chave ou palavras-chave de cauda curta lhe escapem. Para um sucesso consistente e de longo prazo, ter um equilíbrio de ambas as categorias pode ajudar a sua empresa a crescer e a classificar-se na primeira página dos resultados de pesquisa.
2. Incorpore palavras-chave nos seus textos
Assim que tiver a lista de palavras-chave necessárias, será necessário integrá-las nos textos do seu site ou blog. Lembre-se de manter sempre o seu público-alvo em mente. Faça brainstormings para encontrar tópicos que envolvam, eduquem e (talvez) entretenham o seu público. Ao escrever, certifique-se de que a palavra-chave relevante é bem distribuída ao longo da artigo
Idealmente, deve aparecer nestes pontos-chave:
- Título
- Títulos (headings)
- URL, se possível
- No alt-text das imagens (os motores de busca não lêem imagens)
- Meta descrições
- No conteúdo ao longo do artigo
No entanto, lembre-se sempre que está a escrever para pessoas e não para mecanismos de pesquisa. Crie o artigo de forma a envolver o leitor e a agregar valor.
Evite o uso excessivo de palavras-chave (também conhecido como “keyword stuffing”) nos artigos. Isso não só sacrificará a qualidade do artigo, como também poderá penalizar ou banir temporária ou permanentemente o seu site das páginas de resultados dos motores de pesquisa.
3. Adicione links para sites relevantes
Ao escrever, inclua links para conteúdo externo – e relevante – ao seu artigo. Ao adicionar um link para além de oferecer aos leitores do seu blog, material de leitura adicional para ampliar os seus conhecimentos, também estará a mostrar ao Google que efetuou a sua pesquisa corretamente.
Um artigo de blog bem concebido contém dados concretos de sites influentes. Não há nada melhor do que um artigo de blog baseado em fontes credíveis e em factos e dados verdadeiros. A existência de Estatísticas ajudam a reforçar o blog com argumentos concretos e a construir um artigo atraente para os leitores.
4. Escreva textos longos e aprofundados
Os motores de pesquisa preferem textos longos e aprofundados. Quanto mais longo for o seu artigo, maior será a probabilidade de aparecer nos melhores resultados dos mecanismos de pesquisa. O único desafio aqui é a atenção do leitor … textos longos podem assustar os seus leitores e levá-los a sair da página.
Uma solução possível é escrever mensagens “fáceis de digerir”. Aqui estão algumas dicas:
- Resuma e encurte frases
- Mantenha os parágrafos com um máximo de 2 a 3 sentenças
- Adicione imagens, vídeos …
- Use listas com marcadores e subtítulos que captem a atenção do utilizador
5. Insira links para outras páginas no seu site ou para artigos no seu blog
Adicionar links internos a outro conteúdo valioso no seu site ajudará a aumentar a permanência do leitor, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando o potencial de conversão. Uma boa prática é o uso de linguagem natural como texto de referência. Use palavras-chave mais descritivas que forneçam aos leitores uma ideia do que encontrarão ao clicar no link.
Uma das formas de o fazer com eficácia é usar um nome de domínio com uma nova extensão. Desta forma, as palavras-chave do seu texto âncora irão corresponder às palavras-chave do endereço web, dando um impulso adicional de SEO para o seu conteúdo.
6. Otimize as imagens para um carregamento rápido
Imagens grandes requerem tempos de carregamento mais longos. Isso resulta numa desaceleração da página. Se a foto inserida for muito grande, o tempo de espera para visualizar a página será prolongado, com o consequente aumento da taxa de rejeição ou perda de interesse.
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Independentemente do tipo de site, estar presente e visível nos motores de pesquisa é um passo necessário para que cresça no online, aumente a notoriedade da marca, encontre novos clientes e aumente vendas.
Como vimos, aparecer nos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave relacionadas com o seu negócio requer dedicação e prática…. Precisa de ajuda? Com o rankingCoach SEO, a ferramenta de marketing na web, obterá a ajuda necessária para otimizar o seu site. Com esta ferramenta não precisa ser um especialista em SEO, siga apenas os conselhos para otimizar suas páginas e superar seus concorrentes!
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