Blog WordPress - como criar?

Blog WordPress – como criar?

Se inicialmente os blogs funcionavam como meros diários virtuais, hoje expandiram-se e passaram a agregar várias funcionalidades. Neste artigo deixamos-lhe um tutorial com as indicações de como criar blog WordPress passo-a-passo.

Embora o WordPress continue associado ao mundo da blogosfera, a verdade é que hoje em dia a plataforma pode ser usada para criar qualquer website, desde páginas de empresas, organizações ou lojas online. Podemos, inclusive, dizer que a plataforma é tão completa que cerca de 23% dos sites da Internet a utilizam.

Independentemente do motivo pelo qual quer criar blog, o WordPress é sem dúvida uma ferramenta a considerar. Com uma interface fácil e intuitiva, permite a utilização de templates e plugins que certamente lhe facilitarão a vida. Além disso, a plataforma está naturalmente preparada para levar a cabo estratégias de Search Engine Optimization, que encurtarão o seu caminho para o sucesso.

Mas, vamos com calma. É certo que é importante estabelecer metas e objetivos, mas mesmo assim o melhor é começar pelo básico. Se nunca trabalhou com a plataforma ou se nunca a criou um blog na vida, então este é o artigo indicado para si. Leia e encontre a resposta as etapas passo-a-passo que dão resposta à pergunta: como criar blog WordPress?

1 – Criar conta no WordPress

A primeira etapa é a criar a conta no WordPress. Como? Basta aceder a esta página (www.signup.wordpress.com). Depois de clicar em “criar site” encontrará um tela semelhante aquela que lhe apresentamos abaixo:

INSERIR IMAGEM

O próximo passo é preencher todos os campos, colocando os seu e-mail, escolhendo um user name e definindo uma password.

Por definição, o WordPress, o seu blog vai chamar-se automaticamente “nomeescolhido.wordpress.com” e é gratuito. Para personalizar o endereço deverá pagar um determinado valor.

2 – Confirmação no e-mail

Depois de preencher o formulário anterior, um link de verificação será enviado para a sua conta de e-mail. Entre na sua caixa de correio eletrónico e confirme. A medida de segurança é utilizada para verificar se você é realmente uma pessoa e não um robot que regista vários domínis na Internet.

3 – Escolher o aspeto do blog WordPress

Quando clica no link de confirmação é automaticamente redirecionado para uma página onde são apresentados vários layouts pelos quais pode escolher. Estes templates são uma boa opção para quem quer criar um blog grátis, já que não terá de pagar para os utilizar.

Há, no entanto, que salientar que a versão gratuita do WordPress não permite personalização nem instalação de plugins. Para que estas funções sejam ativadas, terá de instalar o blog WordPress num servidor externo. Para o fazer, clique aqui e conheça as várias soluções de Alojamento Web.

4 – Experimente a interface

Já escolheu o template WordPress? Então, parabéns, você já tem um blog WordPress grátis. Agora que já reservou o seu cantinho da Internet, está na altura de começar a trabalhar em conteúdos. Todos os campos do blog estão preenchidos com um texto padrão que poderá personalizar.

Para isso, tem de aceder ao interface, inserindo o seu endereço na barra de navegação, seguido de “/wp-admin”. Algo como: “nomedoblog.wordpress.com/wp-admin”.

Depois é só inserir as credenciais de acesso para que possa começar a utilizar o painel de controlo.

Se procura uma solução avançada e se quer desbloquear todas as potencialidades do WordPress, o melhor será recorrer  a um servidor externo. Clique aqui e conheça o Alojamento Otimizado para CMS. Selecionando esta alternativa, poderá usufruir uma solução pré-programada para melhorar a performance e o desempenho da sua página.