O e-commerce – ou comércio eletrónico – surgiu como uma forma de facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente e, com o tempo, transformou-se num verdadeiro fenómeno da Internet. Trata-se uma adaptação do comércio tradicional ao mundo online, cujo sucesso está mais do que comprovado, prova disso são os números em constante crescimento.
Segundo a ACEPI, “a intensidade de compras na Internet aumentou, com 73% dos compradores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês.” Mais info, aqui.
Vender online significa ter acesso a clientes de praticamente em todo o mundo, 24 horas por dia, 365 dias por ano, bem como poupar nos custos de lojas físicas, tais como, por exemplo, aluguer de espaço e custos com recursos humanos. Contudo, há muita concorrência no setor!
É por isso que criar um negócio de comércio eletrónico requer um plano de negócios realista, um bom produto, trabalho árduo e muita paciência. Neste artigo, apresentamos, de forma resumida, o que precisa para iniciar a sua loja online.
Conteúdos deste Artigo
WooCommerce: um CMS para criar a sua loja online
Hoje em dia, é possível criar uma loja online sem que tenha qualquer tipo de conhecimento técnico. Isto é possível devido à existência de CMS – Content Management System – que lhe permitem fazer a gestão de conteúdos de forma fácil e intuitiva. Exemplo disso é o WooCommerce, a ferramenta de comércio electrónico mais amplamente utilizada no mundo, sendo uma solução muito flexível e customizável. Este plugin é gratuito e apresenta inúmeras extensões para ampliar o leque de funcionalidades, de acordo com as suas necessidades. Essas extensões podem ser gratuitas ou pagas.
Sendo um plugin que integra com o WordPress, o WooCommerce funciona de uma forma muito semelhante ao CMS. Uma vez carregados os seus produtos, tem um separador para cada um deles e pode editá-los, etiquetá-los e categorizá-los para controlar o seu stock.
O WooCommerce também permite gerir encomendas, ter uma base de dados de clientes, adicionar gateways de pagamento, criar um carrinho de compras, lista de desejos, cupões de desconto e configurar vários aspetos da loja, tais como formato da moeda, peso, impostos a pagar e métodos de envio.
Este editor de comércio eletrónico, como referirmos, integra perfeitamente com WordPress e é compatível com a maioria dos temas. Se o seu website for construído com WordPress, tem a vantagem de ter tudo centralizado. Além disso, o plugin está constantemente a ser atualizado e há muitos tutoriais e cursos gratuitos para aprender a utilizá-lo. Na Dominios.pt disponibilizamos Hosting WordPress, o qual está otimizado para um desempenho impressionante do seu site!
Aposte em SEO e no design da sua loja online
Outra vantagem do WooCommerce é que, sendo um produto WordPress, permite utilizar a ferramenta integrada de SEO.
Na verdade, o SEO é muito importante: cada página de produto é uma oportunidade para posicionar a sua marca no Google.
Por isso, certifique-se de gerar URLS otimizados, com palavras-chave no idioma a da página e sem caracteres especiais. Aconselhamos a que nunca introduza o texto de descrição do produto do fornecedor. Isto porque, se o produtor ou outra loja online também tiverem esse conteúdo publicado online, o Google considerá-lo-ia como duplicação de conteúdo, acabando por penalizá-lo.
Aposte num bom design para que a sua loja online seja atrativa e se distinga da sua concorrência. Também é de extrema importância aposta numa boa experiência de utilizar e garantir que a velocidade de carregamento do seu ecommerce é rápida, principalmente no mobile, isto porque os utilizadores aí esperam instantaneidade. Um carregamento lento da sua loja poderá implicar taxas de rejeição e potenciais clientes que poderão nunca mais voltar.
Por outro lado, se a loja online tiver um design clean, complementado com descrições detalhadas e fotografias de alta qualidade dos produtos, isso será meio caminho andado para o sucesso. O website deve destacar as etapas de compra de uma forma muito óbvia. A cor mais comummente utilizada para o botão de compra é o laranja.
Complemente as vantagens da sua loja com segurança e um bom serviço pós-venda
Quando compra online não pode tocar ou experimentar o produto, ou mesmo falar com um empregado para o aconselhar na sua compra. Por este motivo, é aconselhável oferecer um serviço de apoio ao cliente online e ter uma secção de ajuda.
Alguns clientes podem estar relutantes em fornecer os seus dados bancários. Para combater esta relutância, é importante mostrar que o website é seguro com um certificado SSL. É também aconselhável disponibilizar diferentes opções de pagamento, tais como cartão, PayPal, transferência bancária ou contra-reembolso.
Finalmente, assegure-se de que tem uma boa logística e serviço pós-venda, e uma política de devolução para dar segurança ao cliente. Se o cliente estiver satisfeito, é possível que deixe uma review positiva, o que contribuirá para gerar mais compras de outros clientes.
Promova o seu e-commerce em vários canais
Para que um e-commerce alcance visibilidade, é necessário levar a cabo uma campanha de comunicação sustentada e multi-canal ao longo do tempo. Algumas estratégias para promover a sua loja online são:
- SEO
- Meios de comunicação social
- Marketing de conteúdos
- Publicidade
- Marketing de influência
- Sistema de Afiliados
- Email marketing
- etc.
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