Vantagens do Alojamento Web NVMe da Dominios.pt

Os discos NVMe – Non Volatile Memory Express – surgem no mercado como uma evolução dos discos SSD convencionais. Enquanto os SSD recorrem ao interface SATA/AHCI, os NVMe recorrem ao PCI Express, apresentando latências muito inferiores, o que contribui para uma melhor performance.

Existem diferentes tipos de discos rígidos, nomeadamente HDD, SSD SATA ou NVMe, sendo que estes diferem entre si quanto às características, preço, bem como quanto às próprias vantagens e desvantagens na sua utilização.  Tentaremos ao longo deste artigo explicar alguns dos conceitos associados a este universo, bem como apresentar as vantagens e desvantagens para que possa tomar uma decisão informada.

O que é o NVMe?

Antes de avançarmos com a definição sobre NVMe, convém clarificar que os protocolos SATA e NVMe são considerados como opções para SSD cuja função é a de estabelecer a comunicação entre o componente e o processador. O NVMe é considerado a uma evolução do SATA.

NVMe corresponde a um protocolo de software que efetuam a ligação de dispositivos de armazenamento de massa não volátil através de interfaces de hardware PCI Express. A abreviatura NVMe, como referimos, significa “non-volatile memory express” ou seja “memória não volátil expressa”. Por seu turno, uma memória não volátil correponde a uma forma de  armazenamento cujos conteúdos nela contido não são perdidos quando a energia é desligada.

FAQ com a terminologia relacionada

HDD
Hard Disk Drive ou unidade de disco rígido: São discos que, ao longo dos tempos, sofreram melhorias, e cuja velocidade e fiabilidade tem permitido que ainda sejam considerados como uma opção válida para armazenamento.
SSD

Solid State Data ou disco de estado sólido: Disco compacto com elevado desempenho. Não tem partes móveis.

NVMe

Non Volatile Memory Express –  Disco com tecnologia de ponta, surgindo como a opção com o melhor desempenho no mercado, nos dias de hoje. Os discos NVMe com uma ligação M.2 PCIe à motherboard tornam-se facilmente superiores aos discos SSD SATA,

PCIe

Peripheral Component Interconnect Express ou PCIe (ou PCIe): é o nome atribuído ao barramento encontrado em motherboards, efetuando comunicação entre placas de expansão e a motherboard.  Trata-se de uma interface stantard que permite ligar componentes de elevada velocidade.

SATA

Serial Advanced Technology Attachment: corresponde a um tipo de tecnologia que permite a transferência de dados em série. Existem três variações standard SATA: SATA I, SATA II e SATA III.  De referir que existem outras variações SATA tais como: eSATA, mini-SATA e SATA Express.

Como funcionam os NVMe?

O NVMe foi o primeiro protocolo especificamente desenvolvido para discos SSD. É o sucessor das interfaces de software SATA e AHCI, existentes no mercado há longos anos, e tendo sido especificamente otimizado para SSD, agora poderemos explorar todo o seu potencial com o NVMe.

O NVMe apresenta-se como uma contrapartida lógica que é otimizada para discos SSDs não voláteis, permitindo que um único controlador, no lado do sistema operativo, seja suficiente para tratar todos os SSDs compatíveis com NVMe de diferentes fabricantes.

Um NVMe opera através do barramento do PCIe, podendo atingir um máximo teórico de 32 Gbps ou de 64Gps, conforme seja PCIe 3.0 ou 4.0. Comparando um disco SATA III com 6Gbps com um NVMe com PCIe 4.0, verificamos que pode atingir um pico de velocidade no SATA de 550 MB/s e no NVMe de 6.4 GB/s.

Quais as vantagens dos NVMe?

Com uma capacidade de escrita/resistência superior aos discos HDD ou SDD, os discos NVMe reduzem drasticamente os tempos de acesso aos seus dados, contribuindo para uma excelente performance do(s) seu(s) site(s).

O NVMe é uma nova tecnologia que apresenta atualmente o melhor desempenho no mercado e apresenta como principais vantagens: as baixas latências, maior velocidade de leitura e de escrita e melhor performance dos sites /aplicações.

SATA, SSD, NVMe ou modelo Híbrido?

Não existe uma resposta correta ou exata, a escolha entre HDD, SSD SATA ou NVMe ou até de um modelo híbrido, irá depender do tipo de utilização e de performance pretendida. Mas tenha em consideração que se a performance nos NVMe é superior, o valor também acompanha, contudo justifica-se certamente caso pretenda um excelente desempenho.

Por exemplo, se necessitar de um servidor que não tenha necessidades exigentes de leitura e de escrita, um configuração com discos SATA em RAID 10 e Cache/BBU será quanto baste. Por outro, se necessita de velocidade de leitura e de escrita exigentes, a solução passará por SSD ou NVMe para que o site ou aplicação tenha performance.

Poderá também optar por solução híbrida –  SATA e SSD, SATA e NVMe ou NVMe e SSD – distribuindo a informação mais ou menos acedida entre os discos mais ou menos rápidos. Por exemplo, os dados mais acedidos deverão ser inseridos nos discos NVMe para mais rapidez de acesso.

O Alojamento Web NVMe da Dominios.pt

O Alojamento Web NVMe da Dominios.pt é poderoso, seguro e super rápido. De fácil gestão e online em minutos, o sucesso é garantido.

No Alojamento Web NVMe, os servidores são otimizados para máxima performance e desempenho e destacamos ainda o facto de o Servidor da base de dados MySQL é independente.

A tecnologia NVMe é ideal para qualquer tipo de sites sejam eles dinâmicos, lojas online ou blogs. É cada vez mais importante ter um site rápido e o NVMe é a solução perfeita para ter um site ultra-rápido. Um site lento leva a um aumento da taxa de desistência e redução do número de visitas, prejudicando o SEO.

Destacamos ainda, no Alojamento Web NVMe da Dominios.pt:

  • Discos Totalmente NVMe
  • Servidor de base de dados MySQL independente
  • Segurança Avançada com Imunify 360
  • Backup com 15 Pontos de Restauro
  • Painel de controlo cPanel, o painel de referência do mercado
  • Tráfego Mensal Ilimitado
  • Oferta de Domínio por 1 ano (.online, .site, .space, .website ou .fun)
  • Certificado SSL Let’s Encrypt Gratuito
  • entre outras características

Apostar na máxima performance para o seu site é apostar num dos Planos de Alojamento Web NVMe da Dominios.pt.