5 dicas para melhorar o seu negócio online

Construir um negócio online forte e sustentável requer resiliência e flexibilidade.  Neste artigo, apresentamos-lhe 5 dicas úteis para conceber uma estratégia vencedora que lhe permita melhorar os seus resultados do seu negócio.

A Covid-19 veio alterar a dinâmica e os comportamentos de compra e trouxe muitas pessoas para o online que antes não não estavam lá.  A Internet tem visto o seu público crescer e tem havido uma abordagem real dos cidadãos ao digital.

Neste cenário de pandemia, que infelizmente ainda é incerto, é claro para todos que uma abordagem “Digital First” é a única forma de garantir que permaneçamos no negócio mesmo em tempos de novos confinamentos e das diversas adversidades.

Se já deu os primeiros passos para projetar o seu negócio na Internet ou se está a pensar fazê-lo,  apresentamos-lhe 5 dicas úteis para conceber uma estratégia digital sólida.

1. Abra sua loja online

Quando pensamos em e-commerce, os sites dos grandes gigantes do e-commerce como a Amazon, por exemplo, vêm-nos imediatamente à “cabeça”. No entanto, desde 2020, em sintonia com a disseminação da Covid-19, ocorreu uma tendência interessante em que muitas pequenas empresasas avançaram para o online, criando a sua própria loja virtual.

O que pode fazer para começar a vender online? Apresentamos-lhe, de seguida, os primeiros passos:

– Registe o nome de domínio mais adequado

O domínio é o seu cartão de visita na web. Ao escolher um nome de domínio, há duas coisas que você nunca deve comprometer: relevância e memorização. O domínio deve de fato comunicar sua missão na web da melhor maneira possível e deve ser curto e fácil de lembrar.

→ Leia também “10 conselhos para registar um domínio

Em relação a um projeto de e-commerce, a escolha mais eficaz é registrar um nome de domínio com uma das novas extensões como .store, .site e .online, os tlds perfeitos para uma loja online e para qualquer atividade de rede.

– Crie o seu e-commerce da maneira certa

Não precisa ser um web designer com experiência em tecnologia para criar sua própria loja online. Existem muitas plataformas de e-commerce com um design personalizável e com uma grande variedade de recursos.

Com as Soluções de e-commerce da Dominios.pt pode, por exemplo, dar vida à sua loja online de forma perfeitamente autónoma, escolhendo o plano que melhor se adapta às suas necessidades em termos de funcionalidades e de quantidade de produtos que podem ser introduzidos.

Se por outro lado, tem pouco tempo para se dedicar à criação da sua loja virtual, a equipa da Dominios.pt está à sua inteira disposição para criar o seu site de e-commerce com base nas sua necessidades, e entregando o projeto com todas as ferramentas necessárias para que possa vender online, de forma totalmente autónoma. Precisa de ajuda? Podemos criar a sua loja online, aqui!

– Organize o seu conteúdo

A sua loja virtual bem como a sua presença digital devem ser fiéis à sua loja física e às suas características. Isso implica fornecer aos visitantes do site todas as informações de que precisam sobre a empresa, os produtos que vende, por exemplo, através de imagens e de vídeos, e fornecer suporte adequado ao cliente. É importante que escolha um design atrativo e atraente e que adicione “frases de chamariz” que podem orientar as ações dos utilizadores.

– Disponibilize várias opções de pagamento

Se deseja fazer com que o seu e-commerce funcione, terá de disponibilizar uma ampla variedade de métodos de pagamento, incluindo todos os tipos de cartões e PayPal, para que os clientes possam escolher a forma de pagamento com a qual se sentem mais seguros e à vontade .

Em termos de segurança, é de fundamental importância garantir aos clientes, transações seguras através da instalação de um certificado SSL (Secure Sockets Layer) que permite a transferência segura dos dados que são trocados entre o navegador do utilizadores e o servidor do site

2. Prepare-se para o mobile

De acordo com o relatório de 2021 sobre o comportamento digital dos utilizadores do We Are Social, o smartphones estão presentes no bolso e nas mãos de 98,7% dos portugueses.

Fonte: datareportal.com

A ampla difusão de tablets ou smartphones mudou, incontornavelmente, a forma como fazemos compras e como navegamos online. Estar presente online, hoje em dia, também significa estar preparador para o mobile, isto é, o seu negócio online tem de estar otimizado para mobile, de forma a tornar-se acessível ao maior número de pessoas possível.

A forma mais fácil de o fazer é concentrar-se nestes 2 aspetos principais:

– Site responsivo

Um site criado para ser visualizado apenas no computador, quando visualizado num smartphone ou tablet, fica distorcido, muito pequeno e difícil de navegar. O resultado será inevitável: os utilizadores que navegam no mobile vão abandoná-lo em alguns segundos e, quem sabe, nunca mais voltar.

Um site responsivo, por outro lado, é um site que se adapta automaticamente ao dispositivo em que é visualizado. Com o editor de sites da Dominios.pt pode criar sites profissionais, mesmo que não tenha conhecimentos técnicos. Esta ferramenta permite-lhe criar sites responsivos totalmente adaptados a quaisquer dispositivo.

– App mobile

Criar uma app mobile é a melhor forma para proporcionar a melhor experiência aos utilizadores mobile.  Para além, dos sites de e-commerce, também as empresas de setores de fitness, imobiliário, medicina ou arte e entretenimento também utilizam aplicativos móveis para obter uma experiência mais ajustada.

3. Foco nos Social Media

Ainda de acordo com o relatório We Are Social 2021, o número de pessoas ativas nas Redes Sociais aumentou 11,42% globalmente, num total de 7.8 milhões. de utilizadores ativos. Além disso, os portugueses passam mais de duas horas nas redes sociais e 96,9% acede às Redes Sociais a partir de dispositivos móveis.

As Plataformas sociais, como Instagram, Facebook, Pinterest e Twitter, tendo isso em consideração, disponibilizam inúmeras ferramentas e recursos para que as empresas que possam utilizar e, dessa forma, dinamizarem os seus negócios. Para pequenas empresas que não podem recorrer a publicidade paga, os social media oferecem diversos recursos que podem ser utilizados ​​para o reconhecimento orgânico da marca.

Aqui estão algumas dicas para expandir o seu negócio através das Redes Sociais:

– Crie contas de negócios

As contas comerciais fornecem acesso a recursos avançados que ajudam a rastrear o envolvimento dos seguidores, segmentar o seu público-alvo e tornar os seus produtos mais visíveis e acessíveis ao identificá-los, ou até mesmo, integrá-los na secção de loja disponibilizada, no Facebook e no Instagram.

Ainda não tem um perfil social de empresa? Não perca mais tempo, avance já com a criação!

Se pretender avançar com a Gestão Profissional do Facebook, e nem para isso tem tempo, confie nos nossos especialistas para uma Gestão profissional. Contacte-nos sem compromisso!

– Aposte na análise

Todos os canais de social media, incluindo Facebook, Instagram e Pinterest, têm ferramentas analíticas poderosas que fornecem informações valiosas sobre o seu público, como e de onde vêm, a que faixa etária pertencem e quando estão mais ativos.

Entender como os utilizadores se comportam após a publicação de cada um dos posts publicados, ajudá-lo-á a compreender melhor o que resulta e a publicar o post certo, no momento certo e para o público certo!

– Venda nos seus canais sociais

Sabia que pode fazer com que seus produtos sejam adquiridos na maioria das plataformas de social media? Isto significa que os seus clientes ou potenciais clientes podem comprar os seus produtos diretamente na página do Facebook ou Instagram do seu negócio, sem ter que navegar até ao seu site. Esta é uma ótima tática para aumentar a compra por impulso e a aquisição de clientes.

– Dê máxima importância ao conteúdo

Mesmo que não tenha um canal de marketing de conteúdo como um blog, pode agregar valor ao seu público, gerar conhecimento da marca e mostrar a sua experiência partilhando dicas rápidas, vídeos curtos, imagens e infografias nas redes sociais.

– Ofereça suporte ao cliente

Transformar aos seus canais de social media num “balcão único” onde aos utilizadores podem ligar-se/conectar-se com o seu negócio, aprender sobre os seus produtos e até mesmo comprá-los, também envolve, inevitavelmente,  a prestação de suporte ao cliente através destes canais.

Os utilizadores publicarão  as suas preocupações, através de comentários ou mensagens, e a sua equipa de social media deve estar preparada para, pelo menos, lidar com questões que não requeiram suporte elaborado.

 

4. Foque-se no SEO local

As pessoas estão a usar, cada vez mais, os diversos mecanismos de pesquisa à sua disposição para pesquisar empresas e serviços próximos delas.

Cerca de 46% das pesquisas no Google são de procura de empresas locais e essas pesquisas têm uma intenção de compra muito forte: depois de pesquisar uma empresa perto de si, 76% das pessoas irão visitá-las dentro de um dia.

O SEO local constitui-se como uma excelente oportunidade para as pequenas empresas melhorarem a sua visibilidade nos motores de busca e, dessa forma, encontrarem o  seu nicho de clientes. Se precisar de ajudar, a nossa Equipa de Especialista, poderá ajudá-lo a otimizar o seu negócio para os motores de busca!

Aqui estão algumas dicas para melhorar o SEO local do seu negócio

– Crie conta no Google My Business

Ao configurar a sua conta do Google My Business, pode listar o nome da sua empresa, endereço, informações de contacto, site, horário de funcionamento, localização no Google Maps, imagens, comentários e muito mais. Pode adicionar publicações para que os utilizadores possam ligar para o seu número diretamente ou para fazerem pedidos online.

Ainda não tem uma conta do Google My Business? Confie em nossos especialistas para criar uma listagem profissional e completa do Google Meu Negócio. Contate-nos sem compromisso!

– Use palavras-chave locais direcionadas

Use palavras-chave baseadas em localização e palavras-chave de cauda longa no conteúdo e na descrição do seu site para destacar a sua “localização”, como “restaurante Faro”, “web designer em Lisboa”, etc.

– Inscreva-se em diretórios locais

A presença em diretórios locais como o Yelp não só ajuda a atrair mais clientes, como também aumenta a sua autoridade aos olhos dos motoresde pesquisa. Aconselhamos a que registe o seu negócio no maior número possível de diretórios que sejam relevantes para os seus produtos e serviços, devendo verificar cuidadosamente se as informações comerciais contidas em cada um delas estão consistentes.

5. Comece a comunicar através de e-mail marketing

De acordo com um estudo recente relatado pelo kinsta, 4,03 biliões de pessoas em todo o mundo utilizam o e-mail regularmente e estima-se que esse número aumente para 4,48 biliões até 2024.

O email tem, portanto, um enorme potencial e, para além disso,  permite-lhe abrir um canal direto com pessoas realmente interessadas: os utilizadores que contacta por email, sejam eles os seus atuais clientes ou subscritores da sua mailing list, estão interessados ​​no seu conteúdo e em fazer negócios consigo.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar sua pequena empresa a aproveitar ao máximo o marketing por e-mail:

– Encontre a ferramenta certa

Desde o MailChimp ao Mailup, há muitas opções de envio de newsletters para os seus subscritores. As ferramentas de e-mail marketing podem ajudá-lo a criar newsletters  personalizadas, configurar emails automatizados com base no comportamento do cliente e segmentar o seu público para enviar emails mais relevantes.

Com Plano de Email Marketing da Dominos.pt poderá enviar newsletters aos seus clientes em minutos, sem necessidade de conhecimentos técnicos.

– Construa a sua lista de e-mails

É normal que, no início, nos voltemos para algumas pessoas. Para aumentar o número de subscritores da newsletter, é necessário promover e incentivar à inscrição na newsletter para, gradualmente, a sua lista crescer.

Aqui estão algumas dicas para aumentar o número de subscritores:

  • Divulgue a existência da sua newsletter nas publicações das redes sociais.
  • Insira um formulário de inscrição na página inicial do site.
  • Incentive a divulgação por parte dos subscritores da sua newsletter a potenciais interessados.
  • incentivos para inscrição, como um desconto, um guia para download, etc.
  • Crie uma secção dentro do site a partir da qual os utilizadores podem inscrever-se e ler newsletters anteriores para entenderem o tipo de conteúdo que será enviado.

– Prepare a sua estratégia de e-mail marketing

Através de uma newsletter comprometemo-nos com os nossos leitores … é preciso programar envios recorrentes, identificando a frequência de envio para manter uma certa previsibilidade.

Para começar, uma boa meta, é começar por um envio mensal que forneça atualizações comerciais sobre vendas e novos produtos.

Para ser incisivo e cativante, o conselho é criar newsletters “temáticas” relacionadas com a  sazonalidade e até mesmo com os feriados e/ou festividades. É também necessário prever a possibilidade de cancelamento da subscrição da newsletter, tendo o cuidado de retirar dos contactos de envio, as pessoas que solicitaram o cancelamento para dar cumprimento ao disposto nos termos do RGPD.

– Configuração de testes A / B

Para saber qual o tipo de e-mail que funciona melhor com seu público, pode criar diferentes versões das suas newsletters enviar a diferentes públicos. Este processo é conhecido como teste A / B e é disponibilizado, atualmente no mercado, pela maioria das ferramentas de e-mail marketing.

Resumindo…

Construir um negócio online forte e sustentável requer resiliência e flexibilidade.  Estejamos ou não em pandemia, as tendências e comportamentos estão em constantes mutação. No último ano, houve uma aproximação das pessoas ao digital e a utilização de canais online para encontrar empresas  continuará, com toda a certeza,  a aumentar. Agora é o momento certo para adotar uma estratégia em que o digital é (um)a prioridade, focando-se na criação de uma forte presença online com recurso a SEO, social media, email marketing.

Precisa de ajuda com seu projeto online? A Equipa da Dominios.pt está à sua disposição para criar o seu site ou loja online ou para definir uma estratégia de promoção online personalizada.