Como melhorar a credibilidade do seu site!

Sabe qual a importância de melhorar a credibilidade do seu site? Neste artigo, apresentamos 10 dicas úteis para ganhar e aumentar a confiança dos utilizadores que chegam ao seu site.

Antes de efetuar uma compra online ou de entrar em contacto com uma empresa que oferece determinado tipo de serviços, o utilizador necessita de uma boa dose de confiança tanto no vendedor como no site da empresa. Gerar confiança nas pessoas que nos procuram e nos encontram online é, de facto, um elemento fundamental para transformar uma visita numa venda e para encontrar novos clientes… é tudo uma questão de credibilidade.

A credibilidade de um site é a capacidade do site de atrair, persuadir e promover o conteúdo e os produtos.

Um site confiável é capaz de incutir segurança nos visitantes, aumentar sua confiança e fazer com que se sintam seguros para partilhar os seus dados pessoais.

Como tornar o seu site confiável? Leia o artigo e fique a conhecer 10 fatores que o podem ajudar a aumentar a confiança no seu site por parte dos utilizadores.

10 fatores que podem afetar a credibilidade do seu site

1. Design do site

De acordo com um estudo da Blue Corona, 48% dos utilizadores acreditam que o design do site é o principal fator para considerar se um negócio é ou não confiável.

Na verdade, leva apenas alguns segundos para que os visitantes tenham uma ideia do seu site e decidam se querem continuar a navegar ou se preferem abandoná-lo.

As pessoas são fortemente influenciadas por elementos visuais como:

  • gráficos,
  • cores,
  • uso de fontes e tipografia.

O nosso conselho, portanto, é que proceda à criação de um site com um impacto gráfico profissional, atraente e cativante, cuidando de cada detalhe, com o intuito de gerar uma maior sensação de confiabilidade e de profissionalismo junto dos visitantes.

 

2. Usabilidade

Num mundo onde existe mais de um bilião de sites para navegar, a usabilidade torna-se num elemento de extrema importância: se o utilizador não encontrar facilmente o que procura,  sairá do site e dificilmente voltará a visitar esse site.

A credibilidade e o sucesso do seu site são fortemente condicionados pela organização dos conteúdos e pela arquitetura dos elementos que o compõem.

Torne o seu site fácil de utilizar e de navegar. A facilidade e a rapidez de utilização compensam sempre, pois um site lento irá aumentar a taxa de rejeição do site.

3. Velocidade de carregamento da página

Certamente, já lhe aconteceu aceder a uma página que demorou mais de 5 segundos para carregar. O que pensa quando isto lhe acontece? Provavelmente, as primeiras coisas que lhe vêm à  cabeça são questões como “O que está a acontecer? Por que demora tanto tempo a carregar?”, “Será que este site é confiável? Será que apanhei vírus?”

A velocidade de carregamento da página é um fator de fundamental importância para qualquer site: agora, os utilizadores estão acostumados a tempos de carregamento muito rápidos, e ao primeiro sinal de lentidão, ficam com sinais de suspeição em relação ao site.

Certifique-se de que o seu site é rápido: assim aumentará a credibilidade e também poderá melhorar a classificação no Google.

4. Contactos a apenas um clique de distância

Mostre que existe uma verdadeira organização por detrás do seu site e facilite o contacto através dos diferentes meios existentes.

Quem é ? De que empresa ou negócio se trata? Quantos colaboradores tem? Qual é a história por detrás do site? Conte tudo na página “Sobre Nós” e mostre fotografias de quem trabalha consigo para que o seu negócio pareça autêntico e para aumentar a credibilidade do seu site.

Além disso, defina todas as informações de contacto com clareza e torne-as sempre visíveis. Para além de inserir um formulário de contacto, adicione também números de telefone, endereços de email, chat, Skype, entre outros, para gerar maior credibilidade.

5. Presença de certificado SSL e “símbolos de garantia”

Por “símbolos de garantia”, entendemos os “selos” que confirmam que o seu site foi realmente testado e, portanto, é seguro para compras, como o do PayPal (se estiver incluído nos seus métodos de pagamento).

Um símbolo de garantia adicional é a presença de um cadeado ao lado do nome do seu site na barra de navegação do navegador. Este cadeado indica aos seus utilizadores a presença de um certificado SSL no seu site que garante a segurança necessária para efetuar as transações.

6. Conteúdo detectado e informações claras

Os visitantes tendem a considerar que os sites que mostram informações claras, relevantes e envolventes são mais credíveis.

Os visitantes devem encontrar facilmente as informações que procuram e devem sentir-se seguros, portanto, recomendamos que:

  • Insira conteúdo que enfatize a segurança das transações;
  • Forneça descrições precisas, úteis e explicativas do(s) produto(s) e/ou serviço(s);
  • Evite erros gramaticais e ortográficos;
  • Insira as informações de forma clara e transparente.

A linguagem e a terminologia utilizadas no site devem ser consistentes com o público-alvo. Não se perca em tecnicalidades ou em termos em inglês, os seus conteúdos devem ser sempre direcionados aos utilizadores do seu site. Simplifique ao máximo o diálogo como os seus Clientes.

7. Atualizações frequentes

A internet está em constante atualização! Se os utilizadores perceberem que o conteúdo do seu site é antigo e desatualizado, a sua credibilidade vai sofrer … e muito. Por isso, é fundamental que dedique algum do tempo a atualizar e publicar conteúdos. Para obter melhores resultados,  aconselhamos a que disponibilize no seu site uma secção de notícias ou um  blog e que publique notícias/artigos de forma regular.  Abaixo, apresentamos-lhe algumas ideias:

  • Fale sobre novidades acerca dos produtos ou serviços da empresa;
  • Descreva os últimos trabalhos realizados ou exemplos de aplicação dos produtos;
  • Comunique ofertas e promoções em decurso;
  • Publique as suas ofertas de emprego;
  • Insira avisos de serviço, como  intervenções de manutenção, mudanças nos horários nos feriados, alteração de preços, etc.

8. Perguntas Frequentes e Política de Reembolso

As Perguntas Mais Frequentes, mais conhecidas como FAQs, são as “perguntas mais frequentes” que são feitas em relação aos seus produtos e serviços. Mais precisamente, correspondem a uma série de respostas elaboradas em forma de questões com o intuito de fornecer informações adicionais aos utilizadores.

A secção de FAQ permite aos utilizadores resolver quaisquer questões críticas de forma rápida e com total autonomia e é um elemento que promove a credibilidade do site.

Da mesma forma, a existência de Políticas de Reembolso claramente visíveis garantem aos visitantes que podem ser reembolsados e em que termos, ​​caso não fiquem satisfeitos com o produto adquirido.

9. Testemunhos e análises/reviews de utilizadores

De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 90% dos consumidores são influenciados por análises/reviews publicadas online. Por isso, mostrar testemunhos e avaliações dos seus clientes é uma das melhores formas de conceder credibilidade ao site e convencer até os utilizadores mais céticos.

O princípio subjacente é o da “prova social” segundo o qual os homens, ao fazerem escolhas, são fortemente influenciados pelo que os outros fazem e as suas opiniões sobre o assunto.

Permitir que os clientes falem sobre a sua marca e os seus produtos é a melhor forma de gerar prova social: os visitantes sentir-se-ão seguros ao ver a experiência e a opinião de outras pessoas.

Além disso, um grande número de comentários de pessoas que falam bem do negócio são certamente uma prova real e credível de uma reputação positiva.

De realçar que avaliações de especialistas também são cruciais. Se tem parceiros autorizados que trabalham consigo, pode colocar os respetivos logótipos no seu site para dar credibilidade ao seu trabalho. Ou se houver bloggers ou revistas que  publicaram artigos ou tipo de conteúdo sobre a sua empresa, pode e deve citá-los e inserir links no seu site a direcionar para os conteúdos.

10. Suporte ao cliente facilmente acessível

O atendimento ao cliente desempenha um papel muito importante na credibilidade de um site.

Certifique-se de que as informações do Atendimento ao Cliente estão sempre a apenas um clique de distância: Se um utilizador tiver uma dúvida ou um problema, ficará ainda mais impaciente se tiver que perder tempo à procura do número ou email do suporte no site.

Nesse sentido, recomendamos que disponibilize diversas alternativas, como por exemplo, chat em tempo real e que se certifique de que o Atendimento ao Cliente é atempado e disponível.

Com pequenos truques, como os que listamos neste artigo, poderá melhorar consideravelmente a credibilidade do seu site e a forma como ele é percebido pelos utilizadores. Agora, aconselhamos a que volte ao seu site e analise tudo ao pormenor para verificar o que pode melhorar e, se for o caso, implementar as dicas que ainda não está a utilizar!

Ainda não tem um site? Se está a pensar criar, implemente, desde logo, o que aqui apresentamos. Aproveitamos para referir que a melhor forma de estar presente online com um site profissional e confiável é contar com especialistas do setor capazes de traduzir as suas reais necessidades num site completo e bem estruturado. Se precisar de ajuda, conte com a Equipa da Dominios.pt para criar o site certo para o seu negócio, e com todas as ferramentas necessárias para sua presença na web.

Criamos o seu site por si, aqui!