A Internet revolucionou os modelos do negócio e criou novas oportunidades. Uma delas é, sem dúvida, o comércio eletrónico. Ora vejamos: hoje em dia, basta criar uma loja online para que possamos comprar e vender o que quer que seja. Basta meia dúzia de cliques e, alguns dias depois, o produto chegará a nossas casas. Com o cenário de crise económica, as empresas viram-se obrigadas a reinventar-se. Em simultâneo, são também cada vez mais aqueles que procuram formas criativas de ganhar dinheiro na Internet.
Neste artigo, voltamo-nos para os proprietários de lojas físicas e para todos os empreendedores individuais que têm uma ideia e pretendem criar um negócio digital. Leia este artigo até ao fim e encontre 3 bons motivos para investir no universo do e-commerce. Afinal, quais as vantagens de ter uma loja online?
Conteúdos deste Artigo
3 Motivos para abrir loja online
1 – Investimento inicial
Normalmente, quando falamos da abertura de uma loja, pensamos logo em grandes quantas de dinheiro: é preciso alugar o espaço, tratar da decoração e contratar funcionários. Contrariando este cenário, as lojas online apresentam custos reduzidos: só precisa de um site e de um domínio e já está, pode começar a vender!
O orçamento a gastar é flexível e existem soluções para todas as carteiras. Basta, por exemplo, um simples template WordPress para que consiga resultados profissionais. Porque não deitar mãos à obra e, por exemplo, tratar você mesmo do design do website?
2 – Custos de manutenção e logística
Ao contrário das lojas físicas, as lojas online possuem baixos custos de manutenção. A gestão é fácil, pode ser feita rapidamente e os custos de registo de domínio e de alojamento web seguramente não ultrapassam uma mensalidade de renda de uma loja normal.
Além disso, outra vantagem é o facto de poder trabalhar a partir de casa, sem ter de despender qualquer quantia com o aluguer de armazéns para guardar o stock. Quanto à estrutura de distribuição, os produtos poderão ser enviados normalmente via correio.
3 – Alcance
Esta é sem dúvida uma das grandes vantagens. Enquanto que uma loja local tem a sua ação limitada a um espaço geográfico relativamente reduzido – que corresponde, mais ou menos, à sua cidade -, as lojas online têm o potencial para conquistar o mundo.
Se já alguma vez comprou o que quer que seja na Internet, sabe o quão fácil é adquirir um produto de um país situado do outro lado do planeta. As lojas online estão abertas 24 horas por dia e a estratégia adequada poderá ser o método indicado para conquistar novos mercados.
Falemos, por exemplo, do turismo e dos produtos regionais portugueses. Suponhamos que vende um produto regional único que, por acaso, foi consumido por um turista numa visita a Portugal. Se possuir um website poderá perpetuar essa relação e fidelizar um cliente que vive noutro país qualquer.
Já está convencido? Então, está na altura de deitar mãos à obra. Verifique já se o seu domínio está disponível e avance para o registo. No final, escolha a melhor solução de alojamento de acordo com as suas necessidades e opte por uma versão otimizada para comércio eletrónico.