certificado SSL

Proteja a sua loja online com um certificado SSL

Uma loja online com um certificado SSL é cada vez mais comum isto porque há cada vez mais utilizadores a usar a Internet em Portugal e no mundo para fazer compras online. Ainda assim, a segurança destas transações virtuais continua a ser uma preocupação determinante para a maioria dos utilizadores. Será seguro ceder dados confidenciais a um determinado website? Já todos ouvimos histórias de pessoas que viram os seus cartões de crédito ser clonados e os dados pessoais roubados por hackers.

Se tem uma loja online ou pretende abrir uma em breve, recomendamos que instale então o certificado SSL. Além de reforçar as defesas do seu website, este certificado servirá como sinal de confiança para potenciais consumidores que cheguem à sua loja. Neste post, explicamos tudo sobre o certificado SSL.

Para começar, SSL significa Secure Socket Layer e é um protocolo desenvolvido para elevar a segurança dos dados transmitidos através da Internet. Comunicações através de e-mail, páginas web e até mesmo transferência de dados e ficheiros são assim protegidas por este protocolo.

A função base do protocolo é certificar que o site a que estamos a aceder é fidedigno. O processo de ativação é simples: o domínio do website é validado após responder a algumas questões que comprovam a identidade do website e da empresa. Na Dominios.pt, pode garantir facilmente o seu certificado SSL.

Assim que o certificado SSL estiver a funcionar, o servidor web começa a utilizar duas chaves criptográficas – uma Chave Privada (conhecida apenas pelo servidor) e uma Chave Pública – para codificar os dados que recebe por parte dos browsers dos internautas.

Os dados dos utilizadores são então codificados de forma a garantir o sigilo das informações transferidas entre o navegador do internauta e o servidor web. Assim, se as informações forem intercetadas, o hacker não as pode usar uma vez que se encontram codificadas.

Se tem uma loja online, o certificado SSL protege informações como números de cartão de crédito, senhas e qualquer outra informação sigilosa via internet.

Certificado SSL: um cadeado que transmite segurança na loja online

Pelo lado do website já sabemos como se mantêm os dados em segurança. A questão que agora resta é: e o internauta? Como é que um utilizar sabe que um website é seguro?

Há alguns sinais evidentes que demonstram se um website é ou não certificado. Por isso, sempre que entrar num website, comece a verificar se aparece um ícone com um cadeado junto da barra de navegação. Caso não apareça, verifique ainda se o endereço da página começa com https:// em vez de http://. Esta uma outra prova de que o website está autenticado e a codificar os dados dos seus utilizadores.

O Secure Socket Layer (SSL) foi criado em 1994 pela empresa norte-americana Netescape.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *