Sobe dominio

10 conselhos para registar um domínio

Um dos primeiros passos a dar na construção de um website é a compra do domínio.

Para quem não sabe, o domínio funciona como a morada do seu website na Internet. Na web, todos os computadores se encontram interligados entre si sendo que a cada um deles corresponde um número que o identifica: o endereço IP. Uma vez que se torna mais difícil decorar números, existem os domínios, ou seja, nomes que substituem os endereços de IP e facilitam assim a navegação.

Na Dominios.pt, pode verificar a disponibilidade de qualquer domínio da sua preferência e em várias extensões: “.pt”, “.com”, “.net”, “.org”, entre outros. Assim que encontrar um domínio do seu agrado e que esteja livre, pode também a compra, assegurando assim a sua nova morada cibernética.

Mas para algumas pessoas, a verdadeira dor de cabeça está em encontrar um bom domínio. Neste post, apresentamos 10 dicas que todos devem ler obrigatoriamente antes de registar um domínio na Internet.

Conselhos para registar um domínio:

1 – Não copie
Uma das maiores preocupações que deve ter ao escolher um domínio é verificar se é original. Se copiar o nome de uma marca, por exemplo, pode confrontar-se com graves problemas legais e uma série de complicações. Em Portugal, podem consultar a página do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e conferir as suas bases de dados para confirmar se um domínio está livre ou não.

2 – Registe corretamente
Ao registar um domínio, preencha todos os campos exigidos com os dados pessoais do proprietário do website/administrador ou da empresa. Só assim terá total liberdade para tomar as decisões que considerar mais pertinentes para o seu website.

3 – Utilize uma extensão nacional
Se vai criar um website que tem como público-alvo a população portuguesa, recomendamos que utilize um domínio com a extensão “.pt”. As extensões funcionam como categorias, organizando os websites por região ou tema. Assim sendo, o mais lógico é utilizar uma extensão que se adeque à sua área de ação.

4 – Use as melhores palavras-chave
Um domínio deve incorporar as palavras-chave mais procuradas no Google e que estejam relacionadas com o negócio. Assim, a probabilidade de encontrarem o seu website torna-se ainda maior. Como encontrar as melhores palavras-chave? Recomendamos que utilize a ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google AdWords.

5 – Escolha um domínio relacionado com o negócio
Através da investigação que levou a cabo no Google AdWords, dispõe de uma lista com as melhores-palavras chave relacionadas com o seu negócio. Qual delas é que deve usar? Embora grande parte das empresas utilize o nome da marca, esta opção nem sempre é a melhor. Em alguns casos, usar palavras muito procuradas, que incorram a uma ação e evoquem dores dos internautas, pode ser uma melhor jogada,

6 – Fácil de escrever
Não complique na altura de escrever. Se escolher um termo esquisito e sem coerência, o internauta vai ter maior dificuldade em memorizá-lo. Faça uma escolha fácil de escrever, com sons a que estamos habituados a pronunciar e sem palavras complicadas que nos obriguem a ir ao dicionário.

7 – Curto
O domínio deve ser curto. O utilizador memoriza muito melhor uma palavra de seis dígitos, como Google, do que uma comprida com mais de vinte caracteres, mesmo que esteja profundamente relacionado com a área de negócio. Além disso, sabia que os URLs mais curtos conseguem mais cliques nos motores de busca?

8 – Não use números
Os domínios existem para substituir as sequências numéricas impostas pelos endereços de IP. Portanto, para quê usar números? Limite-se a usar letras.

9 – Fácil memorização
O domínio perfeito é aquele que fica na cabeça do internauta e que, no momento de navegar, sai com toda a naturalidade. Conciliando todas as dicas que demos acima, este deverá ser o objetivo final do seu domínio. Comente com amigos e familiares e tente perceber se é ou não fácil de memorizar.

10 – Registe em várias extensões
Esta é uma técnica utilizada por alguns websites e empresas. Basicamente, o que propomos é que registe o seu domínio com várias extensões embora exista sempre uma que é a preferencial. O objetivo desta estratégia é tornar o domínio exclusivo, impossibilitando assim que outros internautas o registem utilizando outras extensões. Além disso, pode utilizar esses mesmos domínios para redirecionar internautas para o website principal, canalizando assim mais tráfego.

Registe já o seu na Dominios.pt!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *