Neste artigo apresentamos-lhe 5 dicas simples para otimizar as imagens do seu site na ótica de SEO, de forma a torná-las mais atraentes para os mecanismos de pesquisa.
O SEO identifica todas as atividades realizadas com o intuito de melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca.
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Ter um site otimizado para os motores de busca é de suma importância para qualquer site de qualquer setor. Porém, a otimização de um site envolve muitos fatores, sendo um deles representado pelas imagens.
Neste artigo, abordamos a importância da otimização de imagens do ponto de vista de SEO e apresentamos alguns truques para criar imagens “SEO-friendly”.
Conteúdos deste Artigo
Porque deve otimizar imagens para SEO?
Com o intuito de melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca é necessário otimizar as imagens utilizadas por 3 motivos principais:
- O Google não consegue entender o conteúdo das imagens: os spiders dos motores de busca foram criados para ler textos HTML e não para “decifrar” imagens. O algoritmo do Google ainda não é capaz de entender exatamente do que se trata uma imagem. Portanto, é necessário otimizar todas as imagens do seu site para dar ao Google indicações específicas sobre o seu conteúdo.
- Os utilizadores também pesquisam informações navegando por imagens. Quem procura algo no Google também costuma visita o separador de imagens e acede a sites, clicando na imagem mais semelhante à pesquisa realizada.
- Imagens pesadas podem tornar o site mais lento e, portanto, penalizá-lo do ponto de vista de SEO e da experiência do utilizador. Um site pesado é um site dificilmente utilizável, e nem o Google nem os utilizadores irão gostar.
Como otimizar as imagens de um site
Para tornar uma imagem “SEO-friendly” deve ter em consideração 5 aspectos fundamentais:
1. O nome do arquivo
Do ponto de vista de SEO, o nome do arquivo deve descrever a imagem de uma forma significativa e realista. É aconselhável utilizar apenas palavras-chave, sem artigos e separá-las com o símbolo “-”.
Por exemplo, se deseja salvar uma foto de um panorama de Paris, pode escolher o nome “panorama-paris”.
Evite também usar caracteres especiais, letras acentuadas ou outros símbolos gráficos. Concentre-se nas palavras-chave que melhor descrevem a imagem, inserindo a palavra-chave principal no início do nome do
2. O texto alternativo: alt text
Como referimos anteriormente, os robots do Google ainda não conseguem ler as imagens corretamente. Assim sendo, como pode ter certeza de que as fotos / imagens escolhidas serão consideradas quando o Google rastrear o seu site?
A resposta é simples: utilizando a tag alt text!
O que é o texto alternativo ou alt text? O texto alternativo de uma imagem é um texto que ajuda os mecanismos de pesquisa a identificar e a catalogar as imagens. Corresponde ao fator mais relevante para a otimização de uma imagem porque é o texto que o Google lê para entender o que a imagem representa.
De seguida, insira um texto descritivo que contenha as palavras-chave mais úteis para identificar a imagem. Mas tenha cuidado para não exagerar: o objetivo final é fornecer aos motores de busca e aos utilizador um texto claro e legível e não uma confusão de palavras-chave.
Não sabe como adicionar texto alternativo ao seu site? Não se preocupe, o rankingCoach da Dominios.pt, o seu coach virtual de SEO, irá auxiliá-lo passo a passo, orientando-o também no processo de otimização das suas fotos/imagens.
3. O título da imagem
O título é a frase que aparece quando passa com o rato sobre uma imagem. Como fator de indexação, é muito menos relevante do que o texto alternativo, mas é útil para o utilizador ter uma descrição da imagem ou para ler mais informações.
4. A qualidade da imagem
As imagens desempenham um papel fundamental na forma como os visitantes percebem o seu site. Escolha as suas fotos com cuidado e verifique se esteticamente são de boa qualidade.
Ao escolher as imagens, no entanto, preste muita atenção ao seu peso: normalmente, uma qualidade superior corresponderá a uma imagem mais pesada, cujo carregamento pode tornar o seu site mais lento.
Na internet não é essencial ter qualidades perfeitas, desde que não tenha imagens granuladas, uma imagem De uma perspectiva de SEO, deverá sempre equilibrar a qualidade visual e o peso da imagem para atrair os seus utilizadores, sem comprometer a velocidade do site.
5. O tamanho e formato da imagem
O tamanho das suas fotos/imagens tem um grande impacto no tempo de carregamento do seu site.
Embora os browsers modernos tendam a redimensionar as imagens com base na resolução do ecrã, é de fundamental importância fazer upload de imagens comprimidas guardadas em formato web. Esta ação é muito importante para reduzir o peso de uma imagem, sem sacrificar muito a qualidade.
Quanto ao formato, o conselho é guardar as imagens em JPG, um formato leve e compatível com 99% dos dispositivos. O PNG também é um bom formato, mas é um pouco mais pesado.
Otimização de SEO de imagens, as conclusões
A otimização de imagens para SEO é útil e importante tanto em termos de velocidade do site quanto em termos de indexação das próprias imagens nos resultados de pesquisas.
A velocidade do site afeta o posicionamento nos motores de busca, bem como a experiência do utilizador, razão pela qual a otimização de imagens é um aspecto muito importante que nunca deve ser subestimado.
Além disso, ter imagens cativantes torna a leitura da página mais agradável e incentiva o utilizador a continuar até o final sem interromper a navegação.