Como otimizar imagens na ótica de SEO

Neste artigo apresentamos-lhe 5 dicas simples para otimizar as imagens do seu site na ótica de SEO, de forma a torná-las mais atraentes para os mecanismos de pesquisa.

O SEO identifica todas as atividades realizadas com o intuito de melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca.

Leia também o artigo 6 dicas para um site “SEO friendly”

Ter um site otimizado para os motores de busca é de suma importância para qualquer site de qualquer setor. Porém, a otimização de um site envolve muitos fatores, sendo um deles representado pelas imagens.

Neste artigo, abordamos  a importância da otimização de imagens do ponto de vista de SEO e apresentamos alguns truques para criar imagens “SEO-friendly”.

Porque deve otimizar imagens para SEO?

Com o intuito de melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca é necessário otimizar as imagens utilizadas por 3 motivos principais:

  • O Google não consegue entender o conteúdo das imagens: os spiders dos motores de busca foram criados para ler textos HTML e não para “decifrar” imagens. O algoritmo do Google ainda não é capaz de entender exatamente do que se trata uma imagem. Portanto, é necessário otimizar todas as imagens do seu site para dar ao Google indicações específicas sobre o seu conteúdo.
  • Os utilizadores também pesquisam informações navegando por imagens. Quem procura algo no Google também costuma visita o separador de imagens e acede a sites, clicando na imagem mais semelhante à pesquisa realizada.
  • Imagens pesadas podem tornar o site mais lento e, portanto, penalizá-lo do ponto de vista de SEO e da experiência do utilizador. Um site pesado é um site dificilmente utilizável, e  nem o Google nem os utilizadores irão gostar.

 

Como otimizar as imagens de um site

Para tornar uma imagem “SEO-friendly” deve ter em consideração 5 aspectos fundamentais:

1. O nome do arquivo

Do ponto de vista de SEO, o nome do arquivo deve descrever a imagem de uma forma significativa e realista. É aconselhável utilizar apenas palavras-chave, sem artigos e separá-las com o símbolo “-”.
Por exemplo, se deseja salvar uma foto de um panorama de Paris, pode escolher o nome “panorama-paris”.

Evite também usar caracteres especiais, letras acentuadas ou outros símbolos gráficos. Concentre-se nas palavras-chave que melhor descrevem a imagem, inserindo a palavra-chave principal no início do nome do

2. O texto alternativo: alt text

Como referimos anteriormente, os robots do Google ainda não conseguem ler as imagens corretamente.  Assim sendo, como pode ter certeza de que as fotos / imagens escolhidas serão consideradas quando o Google rastrear o seu site?

A resposta é simples: utilizando a tag alt text! 

O que é o texto alternativo ou alt text?  O texto alternativo de uma imagem é um texto que ajuda os mecanismos de pesquisa a identificar e a catalogar as imagens. Corresponde ao fator mais relevante para a otimização de uma imagem porque é o texto que o Google lê para entender o que a imagem representa.

De seguida, insira um texto descritivo que contenha as palavras-chave mais úteis para identificar a imagem. Mas  tenha cuidado para não exagerar: o objetivo final é fornecer aos motores de busca e aos utilizador um texto claro e legível e não uma confusão de palavras-chave.

Não sabe como adicionar texto alternativo ao seu site? Não se preocupe, o rankingCoach da Dominios.pt, o seu coach virtual de SEO, irá auxiliá-lo passo a passo, orientando-o também no processo de otimização das suas fotos/imagens.

3. O título da imagem

O título é a frase que aparece quando passa com o rato sobre uma imagem. Como fator de indexação, é muito menos relevante do que o texto alternativo, mas é útil para o utilizador ter uma descrição da imagem ou para ler mais informações.

4. A qualidade da imagem

As imagens desempenham um papel fundamental na forma como os visitantes percebem o seu site. Escolha as suas fotos com cuidado e verifique se esteticamente são de boa qualidade.

Ao escolher as imagens, no entanto, preste muita atenção ao seu peso: normalmente, uma qualidade superior corresponderá a uma imagem mais pesada, cujo carregamento pode tornar o seu site mais lento.

Na internet não é essencial ter qualidades perfeitas, desde que não tenha imagens granuladas, uma imagem  De uma perspectiva de SEO,  deverá sempre equilibrar a qualidade visual e o peso da imagem para atrair os seus utilizadores, sem comprometer a velocidade do site.

5. O tamanho e formato da imagem

O tamanho das suas fotos/imagens tem um grande impacto no tempo de carregamento do seu site.

Embora os browsers modernos tendam a redimensionar as imagens com base na resolução do ecrã, é de fundamental importância fazer upload de imagens comprimidas guardadas em formato web. Esta ação é muito importante para reduzir o peso de uma imagem, sem sacrificar muito a qualidade.

Quanto ao formato, o conselho é guardar as imagens em JPG, um formato leve e compatível com 99% dos dispositivos. O PNG também é um bom formato, mas é um pouco mais pesado.

Otimização de SEO de imagens, as conclusões

A otimização de imagens para SEO é útil e importante tanto em termos de velocidade do site quanto em termos de indexação das próprias imagens nos resultados de pesquisas.

A velocidade do site afeta o posicionamento nos motores de busca, bem como  a experiência do utilizador, razão pela qual a otimização de imagens é um aspecto muito importante que nunca deve ser subestimado.

Além disso, ter imagens cativantes torna a leitura da página mais agradável e incentiva o utilizador a continuar até o final sem interromper a navegação.