Sitemap: O que é, para que serve e como criar

A criação de um sitemap é muito importante em termos de SEO. Neste artigo, vamos descobrir o que é um Sitemap e porque é útil criar um para ajudar a indexar um site.

Se tem algum interesse em SEO e se já leu um pouco sobre o assunto,  terá certamente lido ou ouvido falar sobre sitemap ou mapa do site.  Mas o que é exatamente um Sitemap? Porque é que é útil tê-lo? Como pode ajudá-lo com a presença do seu site no Google?

→ Leia também os artigos 6 dicas para um site “SEO friendly” e 7 erros a evitar para melhor a visibilidade do seu site

O que é um sitemap?

A definição de um sitemap é fácil: como o próprio nome indica, um sitemap corresponde ao mapa de um site, correspondendo a um ficheiro que lista e cataloga todas as páginas de um site que queremos indexar no Google e noutros motores de busca.

O sitemap pode ser visto como o índice de um site, semelhante ao índice de um livro. De facto, o sitemap apresenta uma visão geral da estrutura do conteúdo para facilitar aos utilizadores e motores de busca a procura de tópicos.

Para que serve um sitemap?

O sitemap tem duas funções principais:

  • Ajudar os utilizadores a encontrar conteúdos de interesse dentro de um website.
  • Comunicar aos motores de busca a organização do conteúdo do site com o intuito de facilitar as operações de rastreamento pelos crawlers e conseguir uma indexação adequada de todas as páginas.

Os Sitemaps permitem assim aos motores de busca rastrear o seu site com precisão e encontrar e indexar corretamente todas as páginas.

Para simplificar o conceito, pode ver o motor de busca como uma aranha, o seu site como a sua teia, e o  sitemap do seu site como o ‘mapa de estradas’ que mostra à aranha o caminho para todos os ramos.

Quantos tipos de sitemap existem?

Existem dois tipos principais de sitemaps, que diferem no formato:

  • HTML sitemap: é uma página HTML que contém todos os URLs do site para facilitar a navegação do utilizador.
  • XML sitemap: é um ficheiro em formato XML que só é utilizado para fornecer informações aos motores de busca sobre a estrutura do site e a frequência com que as páginas são atualizadas.

O Sitemap HTML é o sitempa ‘mais antigo’ e foi criado principalmente para orientar o cliente e melhorar a experiência do utilizador. O Sitemap XML, por outro lado, foi criado pelo Google,em 2005,  para facilitar o rastreio dos sites pelos motores de busca.

Porquê criar um sitemap?

Como já mencionámos, a criação de um sitemap XML é muito importante para indexar corretamente um site nos motores de busca.

De facto, um sitemap XML permite aos webmasters fornecer informações aos crawlers do Google das páginas do seu site, destacando as hierarquias e as correlações entre os vários elementos e indicando dados específicos de cada página, tais como a data da última atualização e a frequência da modificação.

Com um sitemap XML, o Google e os outros motores de busca poderão digitalizar e avaliar as páginas de um site mais rapidamente para alterar a hierarquia dos resultados de pesquisa.

Todos os site podem beneficiar de um melhor rastreio pelos motores de busca, mas existem certos tipos de sites onde a criação de um site é particularmente vantajosa:

  • Novos sites para acelerar a indexação do conteúdo criado pelo Google.
  • Sites muito grandes para comunicar páginas novas ou recentemente atualizadas.
  • Sites com conteúdo isolado que não está bem ligado às páginas do site para evitar que este conteúdo seja ignorado pelo Google.

Em resumo, criar um sitemap e não o ajuda a alcançar automaticamente uma posição superior nos resultados de pesquisa do Google, mas é uma atividade importante para facilitar o trabalho dos motores de busca e acelerar o rastejamento do seu site.

Como criar um Sitemap?

A maioria dos CMS no mercado inclui as ferramentas necessárias para criar sitemaps, mas obviamente é necessário saber como utilizá-los.

Por exemplo, com o rankingCoach SEO, a ferramenta de marketing digital, disponibilizada pela Dominios.pt, que o guia passo a passo na otimização do seu site, tem uma secção de formação dedicada precisamente à criação de um sitemap  que explicará exatamente como criar o seu sitemap e de acordo com o CMS escolhido. Basta seguir as tarefas e atividades do rankingCoach para criar um sitemap que seja útil para os motores de busca e otimização do seu site.

Como comunicar o sitemap aos motores de busca?

Depois de criar o seu mapa do sítio, precisa de o comunicar aos motores de busca.

Há duas formas de o criar:

  • Carregue o ficheiro dentro da sua Consola de Pesquisa Google
  • Inserir uma referência no ficheiro robots.txt

O ficheiro robots.txt é um ficheiro de texto concebido especialmente para motores de busca.
O Google Search Console é, em vez disso, uma plataforma essencial para gerir o SEO de um website.

Também aqui, o rankingCoach SEO ajuda-o, passo a passo, fornecendo instruções e tutoriais em vídeo sobre como criar a sua própria conta no Google Search Console e submeter o sitemap do seu através desta útil ferramenta.

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