HTTPS e SEO: Um certificado SSL influencia o posicionamento online?

O Google tem vindo a promover a utilização do protocolo HTTPS, desde há alguns anos a esta parte, para tornar o ambiente da Internet mais seguro. Descubra, neste artigo, como é que a implementação de um SSLpode afetar o SEO do seu site.

Bem sabemos que os fatores que influenciam o posicionamento de um site são inúmeros (mais de 200!) e de lógica parcialmente desconhecida, uma vez que o Google, por motivos óbvios, tende a manter em segredo os critérios que regem seu algoritmo.

Mas se a lógica do Google é parcialmente secreta, há um fator sobre o qual o Google sempre se expressou abertamente: a segurança da web.

De acordo com o Google: “Quando os administradores de sites optam por não criptografar o tráfego, estão a fornecer aos hackers uma grande visibilidade acerca dos hábitos digitais dos utilizadores, colocando a privacidade dos dados eletrónicos em sério risco”.

Já em agosto de 2014, a  gigante tecnológica tinha anunciado no seu blog oficial que acrescentaria o protocolo HTTPS aos seus critérios de otimização e o motivo é simples: o objetivo do Google é a segurança da web e o protocolo HTTPS garante essa segurança.

Mas o que é o protocolo HTTPS e qual o impacto que a implementação de um certificado SSL tem em termos de SEO?

O que é HTTPS e por que ele também é tão importante para o Google?

O HTTP (Hiper Text Transfer Protocol) é o protocolo originalmente utilizado para transferir informações entre os browsers dos utilizadores e os servidores onde as páginas da web estão localizadas. Com recurso a HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) os dados transferidos são criptografados com chaves mais longas e seguras.

Ao criptografar o protocolo HTTP, impede-se que terceiros acedam às informações que são trocadas entre o servidor do site e o browser do utilizador e, portanto, impede-se a obtenção de dados confidenciais como passwords, mensagens ou dados bancários. Além disso, o protocolo HTTPS também garante que as informações sejam transferidas na sua totalidade e sem modificações (a chamada integridade da informação).

Para implementar o protocolo HTTPS no seu site, é necessário instalar um certificado SSL que corresponde um pequeno arquivo que é instalado no servidor do site e que ativa o protocolo HTTPS para garantir que o browser do cliente e o servidor web onde o site está alojado sejam ligados através de uma espécie de túnel protegido.

Qual é o impacto dos certificados SSL em SEO?

Em 2014, quando o Google começou a priorizar sites HTTPS, ter um certificado SSL era um elemento irrelevante do algoritmo de classificação geral. Como resultado, os sites que implementaram HTTPS tiveram apenas pequenas melhorias de classificação.

No entanto, em 2015, o Google apontou que o HTTPS poderia atuar como um fator decisivo nos casos em que os sinais de qualidade de dois sites fossem os mesmos em todo o resto. Desde então, a empresa norte-americana tem continuado a promover a importância da segurança da Internet. O Google, de facto, está a dar maior relevância às páginas com HTTPS e, desde 2017, o Chrome mostra o alerta de ligação não segura em páginas que não possuem protocolo HTTPS.

Até que ponto o HTTPS afeta os resultados do nosso site?

Ter um certificado SSL e uma ligação HTTPS é considerado um fator de classificação secundário, o qual deve ser combinado com outros fatores. Isto significa que mudar para o protocolo HTTPS (através da compra e implementação de um certificado SSL) é de pouca utilidade em termos de classificação se o site não for otimizado, se tiver conteúdo de baixa qualidade, se for lento ou se não tiver backlinks, etc.

Um site que não esteja otimizado não escalará nas SERPs se mudar para HTTPS. O protocolo HTTPS é apenas um dos muitos fatores a serem considerados para o SEO de um site.

Em todo o caso, embora o SSL seja um fator secundário de classificação, aplica-se a todos os sites, independentemente de processarem dados pessoais ou não: mesmo que o seu site não processe pagamentos ou que os clientes não tenham uma área privada, poderá beneficiar de um aumento na classificação do Google com a instalação de um certificado SSL.

Se optar por não adotar o protocolo HTTPS, poderá acarretar uma possível “penalização”, por exemplo, nos casos de lojas online em que é necessário solicitar ao cliente os seus dados e meios de pagamento.

Ter um certificado SSL é um valor agregado

Embora a influência específica dos certificados SSL no algoritmo do Google não seja totalmente clara, é inegável é que os SSL afetam diretamente o comportamento dos visitantes, a imagem da marca e a reputação online de um site.

Muitas pesquisas efetuadas a este nível, têm mostrado que os consumidores percebem a ausência do certificado de segurança de forma muito negativa, acabando por interromper a navegação no site.

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Um site desprotegido traduz-se num menor número de visitas, menor confiança e leva os utilizadores a procurarem o que desejam noutro lugar. E estes são alguns dos fatores que afetam a reputação do seu site no Google.

Além disso, sabemos que o Google recompensa os sites que cumprem as boas práticas em termos de experiência do utilizador: neste sentido, os certificados SSL podem ser considerados um elemento fundamental, pois melhoram a experiência do utilizador e geram confiança juntos dos visitantes.

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  • Pagamentos por cartão de crédito
  • Autenticação do utilizador com login e password
  • Visualizar ou enviar e-mails
  • Download da base de dados de clientes
  • Dados financeiros
  • Chat online

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