5 Dicas de M-Commerce para vender mais através do telemóvel

5 Dicas de M-Commerce para vender mais através do telemóvel

Se tem estado atento às novidades do mundo da tecnologia e do marketing digital, provavelmente já ouviu falar de M-Commerce. De forma muito simples, esta é a adaptação do comércio eletrónico às plataformas móveis, cuja utilização tem vindo a aumentar em flecha nos últimos anos.

O crescimento tem sido tão significativo que alguns especialistas consideram até que, num futuro próximo, os smartphones e os tablets vão ocupar o primeiro lugar do ranking dos dispositivos mais usados para aceder à Internet, ultrapassando o computador.

Em simultâneo, um estudo realizado pela ACEPI – Associação da Economia Digital, em conjunto com a Netsonda, mostra que não só os portugueses estão a comprar mais online, como também utilizam cada vez mais os dispositivos móveis para aceder a lojas virtuais e fazer as suas encomendas.

Posto isto, não há dúvidas de que esta é a hora de adaptar a sua loja online ao universo dos dispositivos móveis. Como? Leia este artigo e descubra uma série de dicas que deve ter em consideração na altura de criar a versão mobile do seu website.

Destranque as portas para o novo o mundo e faça com o telemóvel do seu cliente seja a chave para entrar diretamente na sua loja online, a qualquer hora do dia e a partir de qualquer lugar do planeta.

5 Dicas de M-Commerce

Rapidez de utilização

Primeira dica: coloque-se no papel de quem utiliza um smartphone. O que é que normalmente deseja quando o usa o seu? A resposta não é passar horas a navegar, mas sim descobrir algo rapidamente, sem ter de perder tempo a ligar o computador, ou então enquanto faz outra coisa.

Por este motivo, a velocidade com que o site carrega e a rapidez com que um produto “salta à vista” são fundamentais para que aumente as conversões. Se está a preparar-se para lançar a versão mobile do seu site, tenha em consideração que tanto o design como a usabilidade devem ser o mais simples possível para que não restem dúvidas na altura de utilizar.

Estrutura do website M-Commerce

A estrutura do website é fundamental na versão para computador, mas ainda mais importante quando falamos da adaptação para o telemóvel. Uma hierarquia simples, que utilize a informação essencial e não seja demasiado elaborada pode fazer a diferença entre vender muito e não vender nada.

O website não deve ter demasiados níveis de profundidade e as opções de avançar e voltar devem estar bem destacadas. O design deve estar adaptado ao telemóvel, ou seja, deve ter a certeza de que a imagem cabe num só ecrã e, se necessário, optar pela opção de scroll vertical para mostrar mais informação.

Touchscreen

Quando usamos o computador para aceder à Internet estamos habituados a encontrar efeitos visuais apelativos baseados no sistema de mouse over: por exemplo, quando passa o rato por cima de uma imagem, a imagem redimensiona ou é substituída por outra. Tudo bem, a estratégia é bastante apelativa no computador, no entanto, há que ter a noção de que existem efeitos que não funcionam na versão mobile.

Drop downs e demasiados botões com dimensões muito reduzidas podem ser confusos e tornar a usabilidade complexa e pouco atrativa.

O ideal é pensar em ações simples e imediatas que possam funcionar na perfeição com um o sistema de touchscreen. Um toque deve ser o suficiente para executar qualquer tarefa sem nenhuma dificuldade.

Contraste e zoom

Costuma aceder à Internet através do seu smartphone? Então sabe o quão difícil é perceber aquilo que está no ecrã num dia com muito sol e em que o ecrã parece ficar completamente negro. Para que quem consulta o seu site não tenha o mesmo problema, garanta que o seu site usa cores que fazem contraste.

A juntar a isto, o melhor é que o internauta não seja obrigado a fazer zoom para ver o conteúdo. Se o site estiver adaptado ao ecrã toda a leitura ficará mais fácil, o que, por consequência, faz com que tenha mais probabilidades de conversão.

Vender mais no M-Commmerce

Quando vai às compras a uma loja, só tem de pegar no produto que quer, colocar no carrinho e pagar. Pois, no universo da M-Commerce o processo deve ser ainda mais simples.

É importante que toda a informação esteja visível, assim como garantir que todo o processo de venda é simples e claro. Uma dificuldade pode deitar tudo por terra e interromper o processo pouco antes de este estar concluído.

Pode também usar a opção “clique para ligar” para que o consumidor possa tirar qualquer dúvida no momento em que está a comprar. O ideal é que reduza ao máximo o número de passos para que a compra seja feita. Formulários curtos que requerem apenas a informação essencial são também uma mais-valia.