Conselhos para escolher domínio para Blog

5 conselhos para escolher um domínio para o seu blog

Como escolher um nome de domínio eficaz para um blogue? É melhor ter um nome extravagante, o nome da sua empresa ou o seu primeiro e último nome? Que extensão deve ser privilegiada?

A criação de um blog é uma das operações mais frequentes na  internet.  Milhares de novos blogs são lançados todos os dias.

Como escolher o domínio certo para o seu blog? Esta é uma boa questão, até porque a escolha do nome de domínio irá afetar o destino do blog: um nome de domínio original que esteja de acordo com o conteúdo proposto irá certamente propiciar valor acrescentado ao seu blogue.

5 dicas úteis para escolher o nome de domínio certo para o seu blog

As primeiras perguntas que precisa de fazer a si próprio são sobre os seus objetivos. Porque é que pretende iniciar um blog? Que conteúdo deseja partilhar online? O nome de domínio deve refletir o seu conteúdo… pense nele como uma espécie de cartão de visita digital e escolha um nome “duradouro” que não sinta necessidade de o mudar no futuro.

O conceito a ter sempre em mente é o de que o seu nome de domínio deve ser uma síntese do seu conteúdo, dos seus valores e dos seus objetivos.

Para evitar cometer erros, tenha em mente estas 5 dicas:

1. Preste atenção à extensão

Ao escolher um domínio, deve sempre pensar na extensão mais adequada para alojar o conteúdo do seu site.  O TLD é o domínio de topo”, que é a extensão do nome de domínio que dá a primeira informação sobre a origem e a finalidade do website.

Existem dois tipos de TLDS: os de países e os genéricos. Os ccTlds –  country code top level domains – extensões territoriais (.pt, .es, .uk, .fr, .it) que indicam a origem geográfica do seu site ou blog enquanto os ngTLD – new generation top-level domains –extensões genéricas (.blog .design, .photo, .shop, .fashion, .bio, .app, .club) identificam o objetivo do site.

A extensão ideal para o seu blog irá depender da forma como pretende posicionar-se no mundo online.  Se optar, por exemplo, pela extensão .blog, comunica imediatamente o tipo de conteúdo que os seus visitantes encontrarão ao aceder. Por outro lado, poderá fazer mais sentido para o seu projeto ou negócio online, criar um subdomínio. Tudo depende do objetivo a alcançar com a criação do seu blog.

2. Escolha um nome curto e conciso

Embora não existam regras relativas ao comprimento, recomendamos que escolha nomes de domínio com menos de 15 caracteres.

Os nomes de domínio curtos têm muitas vantagens: são mais fáceis de lembrar e digitar e não serão encurtados nas redes sociais e resultados de pesquisa.

Quer verificar se o nome de domínio que escolheu é demasiado longo?
Tente utilizá-lo num endereço de correio electrónico: Ex: oseunome@aescolhadoseunomededominio.blog. Se lhe parece complicado escrever, talvez deva pensar novamente no assunto!

3. Procure um nome que seja fácil de pronunciar

Já ouviu falar de fluência de processamento? É um pré-conceito cognitivo em que a sua opinião sobre algo é influenciada pela facilidade com que o seu cérebro o compreende e processa. Com base na fluência de processamento, se escolher um nome curto e fácil de pronunciar, pode aumentar as hipóteses do seu nome de domínio criar uma impressão positiva de forma imediata.

O seu nome de domínio também deve ser fácil de comunicar (falando simplesmente): evite números, hífenes e potenciais erros ortográficos que possam ser mal compreendidos. Como escolher um número que seja fácil de pronunciar? Tente fazer o “teste de rádio”: se alguém ouvir o seu nome de domínio no rádio, poderá escrevê-lo e encontrá-lo imediatamente?

4. Seja criativo

Pode acontecer a qualquer pessoa: encontrou o nome de domínio ideal para o seu blog, mas quando o vai registar, percebe que não está disponível.

É tempo de ser criativo… pode escolher um TLD diferente ou um nome de domínio ainda mais original. Por exemplo, quer iniciar um blog de receitas de massa e receitasdemassa.com e receitasdemassa.pt  já foram registados? Pode tentar receitasdemassa.blog ou escolher algo mais criativo como melhoresreceitasmassa.blog ou receitasmassaitaliana.blog.

5. Utilize o seu domínio para comunicar

O domínio é um “micro-conteúdo”, os seus potenciais visitantes irão lê-lo nos resultados dos motores de busca ou em antevisões nas redes sociais e ter uma ideia do conteúdo do seu sítio. O nome de domínio deve ser capaz de dizer aos seus leitores algo sobre o seu blog.

Escolher um nome de domínio eficaz significa apenas isso: dizer-lhes em poucos caracteres o que vão encontrar no blog.

É melhor usar um nome extravagante, o nome da sua empresa ou o seu primeiro e último nome? Tudo depende da finalidade do blog. O primeiro e último nome é perfeito para projetos pessoais e blogues freelance. Para blogs relacionados com projetos empresariais, o nome de domínio deve estar em linha com o nome do projecto, e para blogs de marca, a melhor escolha é registar o nome da marca com a extensão .blog.

Registe agora o domínio certo para si (e para o seu blogue)! Encontrou um grande nome de domínio e está disponível? Registe-o agora antes que outra pessoa o faça!