Para os que não acreditam no impacto do e-commerce, existem alguns dados interessantes que o podem convencer de que o setor do comércio eletrónico continua realmente a crescer… e a crescer muito! Neste artigo, apresentamos algumas dicas para novos empreendedores que pretendem entrar no mercado em breve.
Conteúdos deste Artigo
5 Dicas de comércio eletrónico
1 – Vender para todo o mundo
Se tem uma loja online ou vai lançar uma em breve, certifique-se de que as mercadorias podem ser enviadas para o outro lado do mundo. Opte por escolher uma opção que não o restrinja ao território português. A lógica é muito simples: quanto mais pessoas alcançar, maior será a hipótese de vender. Por outro lado, ter o mundo como audiência implica também que terá maior concorrência. A segunda dica que temos para dar passa então pela comunicação.
2 – Notoriedade: o segredo do sucesso
É muito difícil competir com grandes marcas multinacionais, como é o caso da Amazon.com e do Walmart.com. O segredo passa por começar a conquistar credibilidade para o nome da marca. Como? Se tem uma loja online, precisa de apostar sobretudo na programação do website, na sua rapidez e ainda na qualidade do conteúdo produzido. A pouco e pouco, vai conquistar a notoriedade que pretendia.
Há ainda muita gente com dúvidas quando se fala de conteúdo e-commerce. Afinal, o que cai dentro desta categoria? Enumeramos alguns conteúdos: materiais de marketing, descrições de produtos, posts de blog, artigos informativos, vídeos, imagens, infografias, entre outros. Basicamente, toda a informação que o público vai consumir deve refletir exatamente aquilo que a marca espera ser.
3 – Direcionar a comunicação para os dispositivos móveis
Daqui a alguns anos, vai ser estranho pensar que no início do milénio só usávamos a Internet a partir de computadores. Hoje, tablets e smartphones permitem que a Internet “ande connosco” em todo o lado. Assim, recomendamos que adapte também os conteúdos ao ecrã onde estão a ser lidos (responsive). Ao consumirmos informação num website que vemos a partir do computador, encontramos banners publicitários nas colunas laterais e até mesmo ao longo do texto.
Este tipo de conteúdos, quando replicados desta forma num dispositivo móvel, complicam o consumo da informação. Não estamos a dizer para excluir de vez os banners. O que sugerimos é que comece a colocar os conteúdos de cariz mais publicitário no final da página, assim como call to actions.
4 – A importância do alojamento
Partindo do pressuposto de que tem uma loja online e que vai optar por uma versão para o ecrã do computador e outra para os ecrãs dos smartphones e tablets, falamos agora do alojamento. O alojamento VPS (Virtual Private Server) é o mais indicado para estas situações. Porquê? Porque consegue gerir a quantidade de tráfego que está a tentar atrair e garantir uma otimização do website em todos os dispositivos.
5- Uma excelente equipa para um website excelente
Não tenha medo de investir numa boa equipa para a sua loja online. A manutenção e atualização do website são determinantes para o bom funcionamento da loja online. Quem vai produzir os conteúdos de que falamos? Quem vai tratar das atualizações no website? Quem está responsável pelo marketing da página? Estas são tarefas que devem ser delegadas em mãos competentes e de profissionais que executem as tarefas. Isto para não mencionarmos, claro, a hospedagem do website.