Servidores Dedicados

O que são servidores dedicados?

O mundo do alojamento web é complexo e possui uma série de meandros que fazem com que seja difícil para o utilizador comum perceber quais as diferenças e especificidade de cada um dos conceitos. Para o ajudar, neste artigo falamos de dedicated servers, em português, servidores dedicados.

Afinal, o que são servidores dedicados e para que servem?

Para o ajudar, mostramos que, às vezes, nem tudo o que parece complexo, é realmente. Começando pelo princípio, um servidor é uma máquina cujo principal objetivo é fornecer um ou vários serviços a uma rede de computadores.

Posto isto, provavelmente também já sabe que existem vários tipos de servidores, sendo que cada um deles possui características específicas para cumprir a sua finalidade. Ora, os servidores dedicados mais não são do que máquinas configuradas para executar uma determinada função, a partir de um software remoto.

Outro aspeto a salientar é que os servidores dedicados não servem apenas para alojar sites (servidor web). Pelo contrário, podem servir de suporte para outras funcionalidades, funcionando como um servidor de arquivos para armazenar informação, servidor de banco de dados, servidor FTP para transferência de ficheiros, servidor DNS ou servidor de e-mail entre outras funções.

Estes servidores dedicados devem estar num centro de dados (datacenter) tendo sempre em atenção a alta disponibilidade do serviço. Os melhores datacenters garantem boas condições energéticas, conectividade, refrigeração e  equipamentos de redundância.

Embora não haja dúvidas de que os servidores dedicados são a melhor solução de alojamento, a verdade é que são poucas as empresas que optam por esta alternativa. Porquê? Por causa do custo elevado e da necessidade de manutenção regular e de gestão.

O que acontece normalmente é que as empresas são forçadas a contratar empresas de gestão do servidor ou então integrar na sua própria equipa alguém que seja capaz de o fazer. Os custos são elevados comparativamente com os restantes servidores, mas a tendência do mercado é para a sua descida.

A grande vantagem está no alto desempenho, garantida por um aparelho a funcionar 24 horas por dia. Os aparelhos destinam-se essencialmente a albergar portais de conteúdo com elevados volumes de tráfego e a empresas que possuem aplicações específicas.

A Dominios.pt  permite configurar um servidor dedicado à sua medida a pensar nos seus clientes. Os servidores dedicados são inteiramente instalados, configurados e geridos pela nossa equipa técnica permitindo-lhe concentrar-se no mais importante, o seu negócio. Todo o equipamento inclui garantia vitalícia de substituição sem custos adicionais.

Poderá ver os planos e preços em Dominios.pt