Tipos de servidores

Qual o melhor servidor para si ou para a sua empresa?

O admirável mundo novo da Internet está em expansão permanente. Reconhecendo as potencialidades desta ferramenta de comunicação, são muitas as empresas ou pessoas individuais que decidem criar websites para que possam divulgar produtos e conteúdos.

Todavia, com a diversidade de serviços existentes no mercado, é normal que, na altura de escolher o melhor servidor web, haja algumas dúvidas e confusões. Afinal, qual a diferença entre um servidor partilhado, um servidor virtual (VPS / Cloud) ou um servidor dedicado?

Se está prestes a alojar um site, ou se acha que o servidor que possui não está ser suficiente para o responder a todas as necessidades do seu website, este é o post indicado para si. Leia até ao fim, explore todas as diferenças e encontre a melhor solução de alojamento web.

Será que prefere viver num apartamento, num condomínio ou numa vivenda? O quê? Mas não estávamos a falar de servidores e de alojamento web? Calma, não saia já desta página: em vez disso, leia os próximos parágrafos e perceba a metáfora.

Diferenças entre servidores

Quando pergunta qual o melhor servidor web do mercado, a resposta é simples. Por outro lado, se perguntar qual o melhor servidor web para si, aí a resposta ganha outra complexidade.

Em primeiro lugar, é necessário perceber quais são as suas necessidades reais, de forma a garantir que não desperdiça dinheiro numa solução demasiado avançada para aquilo que pretende. Se está no ramo empresarial, certamente saberá que a relação custo-benefício é a chave para qualquer boa decisão.

Voltando atrás, ainda se lembra da questão dos apartamentos e dos condomínios? Pois, não é por acaso que utilizamos a palavra alojamento para falar de servidores. Afinal, são eles que vão albergar o seu site: aquele que escolher influenciará a vida da sua página e determinará vários factores, como a sua velocidade e desempenho.

Passando da teoria à prática, vejamos agora qual a diferença entre servidores partilhados, virtuais e dedicados.

Servidor Partilhado

Se escolher uma alternativa de servidor partilhado, está a oferecer ao seu website um apartamento. Se já viveu num complexo de apartamentos, sabe que todos os residente são obrigados a partilhar todos os recursos, como a garagem, a piscina ou o pátio.

Da mesma forma, quando falamos de alojamento partilhado, referimo-nos a servidores que alojam vários websites, o que significa que a sua página terá de partilhar memória (RAM), o espaço no disco (HD) ou processamento (CPU) com outras paginas.

Esta é a solução mais barata e pode ser a mais viável para sites que estão a começar. No entanto, saiba que sempre que tem muitas visitas em casa – ou seja, sempre que o seu site site tem um grande pico de utilizadores – há um risco de que os recursos sejam gastos, o que pode afetar o desempenho de todos os website e fazer com que a sua página fique em baixo.

Servidor VPS / Cloud Server

No exemplo anterior o seu website vivia num apartamento, neste vive num condomínio fechado. Enquanto ainda existem áreas que têm de ser partilhadas por todos os habitantes, existem outras que são da sua inteira responsabilidade e que só podem ser utilizadas por si.

Os servidores virtuais estão assentes em infraestruturas de alta performance, os recursos são divididos para a criação de várias maquinas virtuais. O cliente pode escolher os recursos que necessita, seja memória, processamento e espaço em disco.  A solução é flexível e é indicada para todos aqueles que procuram um escalabilidade e autonomia.

Esta é, sem dúvida, a melhor solução para empresas médias que contam já com um número elevado de visitas, assim como para empreendedores digitais com ideias inovadoras que têm grande potencial de crescimento num curto espaço de tempo.

Servidor Dedicado

Os servidores dedicados são a solução de alojamento mais avançada e podem ser comparados a uma mansão ou uma casa própria onde pode fazer tudo aquilo que deseja. Com uma capacidade elevada, estes servidores não necessitam de partilhar recursos, o que significa que um servidor é usado para todos os seus websites e aplicações.

A grande vantagem desta alternativa é que o seu website não será, de forma alguma, influenciado por outros. Por outras palavras, não há o risco de que as outras páginas consumam a memória ou CPU.

Os servidores dedicados são indicados para grandes empresas que trabalham essencialmente online ou que possuem um site dinâmico com grandes volumes de tráfego. Tambem são uma boa opção para empresas de webdesign e programação, para o alojamento de todos os seus sites e projectos.

Embora estas sejam as 3 grandes alternativas de alojamento web, dentro de cada uma das soluções existem planos específicos que se podem adequar melhor às suas necessidades. Consulte o site da Dominios.pt e lembre-se, que, como dissemos, o mais importante é a relação custo benefício.