Qual o futuro do e-commerce

Qual o futuro do e-commerce e áreas de expansão?

O e-commerce nasceu como uma forma de facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente e, com o tempo, transformou-se num verdadeiro fenómeno da Internet. É uma adaptação do comércio tradicional ao universo da Internet e cujo sucesso está mais do que comprovado.

De acordo com  a ACEPI,  “a intensidade de compras na Internet aumentou, com 73% dos compradores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês.” Mais info, aqui.

Apesar do sucesso e dos largos benefícios de aderir a este tipo de comércio, a verdade é que o e-commerce necessita ainda de ultrapassar alguns desafios. Sendo uma área que está muito dependente do comportamento do consumidor, é natural que as empresas de comércio eletrónico sejam obrigadas a reinventarem-se, bem como a adaptarem a forma como comunicam para captar cada vez mais clientes.

Mas, o que é que aí vem? Embora não tenhamos poderes sobrenaturais, ao longo deste artigo traçamos o futuro do e-commerce e apresentamos-lhe quais as tendências que vão fazer o amanhã. Se possui uma loja online ou se está a pensar em lançar-se no mundo do comércio eletrónico, leia com atenção e mantenha-se a par das tendências.

Futuro do e-commerce

1 – Marketing Digital

O futuro de qualquer negócio na Internet está no marketing digital. Porquê? Porque só adaptando a mensagem ao cliente e aplicando uma estratégia sólida é que é possível ter sucesso num mundo onde a concorrência é mais feroz a cada dia que passa. A aposta passa pelo conteúdo e pela capacidade de criar uma comunicação quente que atraia o utilizador e o transforme num cliente.

2 – Mobile Commerce

O conceito está cada vez mais em voga e faz todo o sentido que assim seja. O aumento da utilização de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, fez com que a adaptação dos websites a estas plataformas se tornasse numa prioridade. O peso do mobile é tão notório que até existem estudos a afirmar que, num futuro próximo, os telemóveis substituirão os computadores como principal aparelho usado para aceder à Internet.

3 – Facebook Commerce

O Facebook não é só a rede social mais usada do mundo, como também é o segundo site mais visitado do mundo, logo a seguir ao Google. Provavelmente, está a pensar que já utiliza a plataforma na sua estratégia digital, mas já pensou em integrar a sua loja online no Facebook? Sim, é possível. Basta utilizar um aplicativo para que os seus clientes possam comprar os seus produtos/serviços diretamente na rede social.

4 – Television Commerce

Talvez esta nova forma de comércio eletrónico não se torne numa tendência num futuro próximo, mas uma coisa é certa: o amanhã também passa pela televisão. De forma simples, o T-Commerce permite comprar através de um toque no telecomando. Tal acontece graças à instalação um descodificador. Em Portugal, é possível comprar filmes para ver ou aceder à Internet. No futuro, espera-se que seja possível ver o anúncio e comprar diretamente um produto.

5 – Compras coletivas

Já ouviu falar de compras coletivas? A tática tem vantagens para as empresas – que conseguem vender a mais pessoas – e para os clientes – que usufruem de melhores preços. Por exemplo, um site lança uma promoção coletiva a que uma determinada pessoa só terá acesso se outras também comprarem. Desta forma, a loja está a incentivar a que o interessado funcione como um agente que recomenda um produto/serviço porque quer ter acesso à promoção.

6 – Produtos Virtuais ou Infoprodutos

Quando falamos de produtos virtuais ou infoprodutos referimo-nos a produtos que não têm uma existência física e que só podem ser acedidos a partir de um dispositivo, seja ele um computador, tablet ou telemóvel. Com o aumento da tendência para comprar e-books ou a efervescência constante da indústria dos videojogos , talvez o caminho passe por apostar em produtos que em vez de serem enviados por correio, possam ser descarregados diretamente via download.