Neste artigo, apresentamos 5 Bons motivos para ter a sua empresa online. A chegada da Internet revolucionou o modelo de negócios tradicional. Atualmente, ter a sua empresa online é quase uma questão de sobrevivência. A necessidade de modernização acentuou-se com a crise económica e hoje até as Pequenas e Médias Empresas (PME) reconhecem a importância de estar online.
Os tipos de sites existentes variam bastante. Desde aqueles que só querem uma página estática para divulgar os seus contactos até os que apostam em conteúdos dinâmicos, muitas funcionalidades e repletos de elementos multimédia. Seja qual for o motivo, a verdade é que a presença online é quase obrigatória.
Nos últimos anos, as empresas portuguesas têm vindo a acordar para esta nova realidade. Dados da Pordata revelam uma evolução: no espaço de 17 anos, a média de empresas com presença online quase quadruplicou. Consulte os dados aqui.
Se o seu negócio ainda não tem presença na Internet ou se está a pensar em crescer para o mundo online, conheça 5 bons argumentos que o vão convencer de que a Internet é um investimento seguro.
Conteúdos deste Artigo
5 Motivos para criar um website para a sua empresa:
1. Potencial do mercado
Seja qual for o seu nicho de mercado, a presença na Internet só lhe poderá trazer vantagens. O número de pessoas ligadas à rede aumenta a cada minuto. Em janeiro de 2020, em Portugal, existiam 8,52 milhões de utilizadores da Internet.
No entanto, não devemos olhar apenas para o mercado nacional. Com a Internet, uma empresa local escondida numa pequena cidade pode habilitar-se a fazer negócios com qualquer outra parte do mundo. O mercado é global e não conhece fronteiras.
2. Idioma
Na sequência do tópico anterior, há que salientar o potencial do uso do idioma. Embora o inglês seja a língua mais falada, o português ocupa um lugar de destaque o que diz respeito ao idioma utilizado pelos internautas.
Isto significa que, mesmo utilizando a língua materna, o português, o seu website terá o potencial para chegar aos mercados brasileiro e africano. Aqui importa lembrar o rápido despertar do Brasil para o universo da Internet e o rápido desenvolvimento económico que o 5.º país mais populoso do mundo tem conhecido nos últimos anos.
3. Aberto 24h por dia, 7 dias por semana
Qualquer hora é uma boa hora para fechar um negócio. Ao criar uma presença online, não terá de se preocupar com o horário de atendimento do website, nem tão pouco em passar horas ao telefone a explicar os seus serviços.
Em vez disso, as pessoas têm a oportunidade de ler a explicação que deixou no seu website e só em caso de dúvida é que o consultarão. Além disso, optando por criar um formulário de contacto, poderá receber as mensagens via e-mail e responder depois.
4. Análise de métricas
Uma das grande vantagens da Internet é que tudo pode ser medido e quantificado. Ferramentas como o Google Analytics e de e-mail marketing permitem saber exatamente qual o comportamento dos consumidores:
- quanto tempo estiveram na página,
- através de que dispositivo consultaram website,
- o local onde estavam,
- quantas páginas viram,
- entre outros.
Reunindo todos estes dados é possível conhecer melhor o nosso público-alvo e ir afinando estratégias de forma a que estas se tornem mais eficazes. Este fator constitui uma grande vantagem em comparação com as formas de marketing e publicidade tradicionais, onde é mais difícil ter acesso aos dados e perceber qual o real impacto dos mesmos.
5. Redes Sociais da empresa
Quando falamos de presença online não nos referimos apenas a websites. Uma ação estratégica eficaz deve contemplar várias áreas e trabalhar em várias frentes. Um especial destaque deve ser dado às redes socais, já que é nestas plataformas que se encontra um grande número de pessoas.
Num universo onde interatividade é uma das principais palavras-chave, há que ter a consciência da necessidade de comunicar diretamente com os nossos clientes através de informações e conteúdos relevantes.
Se depois de ler este artigo ficou convencido de que é a Internet é de facto o melhor caminho para a sua empresa, então clique aqui e descubra qual a melhor solução de alojamento para o seu website.