Escolher alojamento web

Como escolher alojamento de sites

A escolha de um alojamento web adequado ao seu site é bastante importante, desempenhando este um papel fundamental na saúde do seu site e, consequentemente, crescimento deste para dinamizar o seu negócio.

Como tal será importante atentar em certos aspectos que poderão não ser objectivos quando visita uma página com a apresentação dos planos de alojamento da empresa. Seguem-se alguns conselhos em três áreas distintas que consideramos ser cruciais:

Suporte Técnico

Quer tenha conhecimentos bastante desenvolvidos ou seja apenas um iniciante nesta área certamente irá, por alguma ocasião, recorrer ao suporte técnico da empresa que aloja o seu site. Poderá porventura necessitar de auxílio na configuração de um determinado serviço (email, base de dados, implementação de site), ou simplesmente questionar o porquê do seu site apresentar algum problema. Tenha sempre em conta que os problemas inevitavelmente surgirão, sendo que, nesse momento, a qualidade global do suporte técnico se distinguirá nos seguinte pontos:

  • Acesso: De extrema importância será a facilidade com que consegue aceder ao suporte técnico. O email será por várias vezes suficiente, mas não em casos de extrema urgência. Assegure-se de que a empresa onde vai alojar o seu site dispõe de um meio de suporte directo, como o telefone.
  • Língua: Um dos pontos fortes na escolha do alojamento nacional é a comunicação numa língua-mãe comum. Algo que certamente não quererá, será dificuldade na comunicação com a pessoa que o vai auxiliar ou prestar esclarecimentos mediante um problema / pedido de informação.
  • Qualidade: Quando contacta o suporte técnico certamente esperará a rápida resolução dos seus problemas. Técnicos experientes e com a formação adequada serão um ponto muito importante. Procure sobretudo por feedback da empresa em sites e fóruns de alojamento de sites. Um dos aspectos mais valorizados pelos clientes é a qualidade da resolução dos seus problemas.

Infra-Estrutura

Sendo um serviço de alojamento de sites, certamente dois pontos lhe surgirão de imediato. A qualidade / segurança do alojamento, e a disponibilidade / velocidade de acesso ao seu site a partir da Internet em geral. Assim, existem alguns pontos a ter em especial consideração:

  • Equipamento: Existem diversos tipos de servidores, desde máquinas que não passam de simples computadores colocados em datacenters, até servidores de grande envergadura com diversos níveis de redundância. A qualidade destes definirá a sua velocidade (e consequente velocidade de acesso ao site), a segurança dos seus dados (evitando assim perdas de dados / dados corrompidos) e redundância / estabilidade (que assegurará um maior tempo online e consequente menor tempo de interrupção de serviço).
  • Rede: A principal distinção será uma rede nacional ou internacional. A opção da rede deverá ser feita consoante o público-alvo do seu site. Caso esteja focado num público maioritariamente português ou espanhol, a escolha ideal será um serviço de alojamento nacional. Este garantir-lhe-á latências bastante baixas (entre 10 a 30ms) que assegurarão que cada request feito ao seu site será servido de forma célere, reduzindo substancialmente o tempo de abertura do site. Menor tempo de abertura significará uma maior quantidade de visitas e um maior tempo de permanência no site, factores bastante importantes para a optimização do seu site.
  • Datacenter: Muitas empresas tentarão seduzi-lo apresentando “n” características do datacenter onde têm as suas máquinas alojadas. A maioria dos datacenters em Portugal asseguram já características importantes para assegurar um fornecimento contínuo de energia às suas máquinas, mesmo em casos de quebra de fornecimento (UPS´s, geradores, circuitos distintos), condições para extinção rápida de incêndios (extinção por CO2) e condições de climatização e controlo de humidade com redundância de sistemas. Numa amostra significativa de problemas existentes nas empresas que fornecem serviços de alojamento web, raramente os problemas advêm do datacenter onde estas estão situados.

Características dos Planos

Não preste atenção unicamente ao custo do plano. Por vezes uma diferença de 5 a 10€ por ano poderá desempenhar uma diferença excepcional na qualidade com que o seu site será alojado. Deverá prestar especial atenção a:

  • Backups: Os backups são essenciais. Procure bem nos termos de serviço. Muitas empresas fornecem serviço de backups mas abdicam da responsabilidade de os manter. O que tal significa? Que se porventura não tiverem um backup do seu site, também não têm responsabilidade por tal. Certifique-se que a empresa que aloja o seu site dispõe de backups, os mantém por algum tempo e permite a sua recuperação sem questões ou custos adicionais. Os problemas sucedem-se, por vezes por falha de equipamento, por falha humana ou até por falha de software / falha de segurança. A reconstrução de um site poderá demorar dias e poderá representar a perda de dados cruciais para o seu negócio. Não deixe este facto de lado!
    Espaço Ilimitado: Uma das tendências actuais é a disponibilização de espaço “ilimitado”. O fenómeno do “ilimitado”, que até faz sentido em alguns temas como o tráfego não faz sentido no espaço. A disponibilização de espaço ilimitado terá que ter limites bastante mais reduzidos do que poderá ser considerado um limite aceitável. O espaço representa custos bastante avultados, pela necessidade de discos de qualidade (discos SAS, SSD, etc…) cujo custo por GB é bastante elevado, pelo requisito da redundância (níveis de RAID) e pela necessidade do homólogo espaço de backup.
    Custos: Mais atrás referimos a importância do equipamento e suporte técnico. O custo de um pacote reflectirá a gestão feita pela empresa dos seus recursos. Um custo bastante reduzido poderá revelar que a empresa não investiu o seu devido valor em equipamento de qualidade, numa boa rede ou num datacenter. Procure por feedback, tente perceber qual a dimensão da empresa. Não se restrinja apenas ao factor custo mas sim a todo o pacote.
    Outros: Tente procurar um alojamento com um bom painel de gestão, pois tal garantir-lhe-á autonomia para a realização de diversas tarefas. O WHM / CPanel é a escolha mais popular neste campo. Verifique ainda o suporte do serviço de email aos clientes de email mais comuns, como Outlook, Thunderbird, etc… bem como a disponibilização de um webmail. Rapidamente verificará que um dos aspectos mais importantes num plano de alojamento web poderá não ser só o site, mas também o serviço de email, crucial à sua comunicação.

O alojamento na Domínios.pt

Todos estes aspectos são cuidadosamente avaliados nos planos de alojamento web da Domínios.pt. Sem dúvida um dos aspectos que melhor caracteriza esta empresa é a visão vanguardista da qual resulta um forte investimento em estrutura e o suporte técnico muito próximo.

Na Domínios.pt terá a certeza de que o seu site se encontra alojado numa das estruturas mais avançadas implementadas ao nível nacional, com uma implementação estudada, testada e em pleno funcionamento.

Orgulhamos-nos ainda de nos destacar por um suporte rápido e sobretudo eficiente que poderá contactar não só por email ou ticket, como também por telefone. Dispomos, na nossa equipa de funcionários com conhecimentos não só de gestão de ambientes de servidores Windows / Unix, como também conhecimentos de programação web, essencial para resolução de problemas resultantes do ambiente do servidor e aplicação do cliente.

Disponibilizamos ainda um conjunto de softwares sempre actualizados que lhe permitem fazer uma gestão da sua conta de forma simples. Exemplo disso é o CPanel que utilizamos nas contas de alojamento linux e o Softaculous para instalação de softwares de forma simples. Também disponibilizamos backups diários R1Soft em todas as contas de alojamento partilhado.

Não perca a oportunidade de testar o nosso serviço. Caso não fique satisfeito, devolver-lhe-emos o valor pago!