Imaginemos esta situação: é um aniversário importante e é preciso comprar um ramo de flores. Vai chegar tarde a casa (acontece) e como a sua “florista de confiança” não está a caminho de casa, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? É provável que vá buscar o seu telemóvel e Google a florista mais próxima da sua localização…
Os primeiros resultados que encontrará em destaque serão os cartões de perfil Google Business Profile dos floristas locais e, certamente, acabará por comprar flores a um deles.
Este é um exemplo simples para compreender a importância de estar presente no Google My Business para uma empresa, porque se esta florista não tivesse registada, não teria sido encontrado tão facilmente… Mas tudo…
Conteúdos deste Artigo
O que é um Google Business Profile?
O Google Business Profile, também chamado Google My Business, ou em português, Google Meu Negócio, é uma ferramenta Google que permite às empresas ganhar visibilidade no motor de busca e no Google Maps, respondendo diretamente às necessidades dos utilizadores.
É um serviço de promoção comercial que lhe permite aparecer no Google quando é feita uma pesquisa, com uma listagem que resume as principais informações sobre a sua empresa, tais como endereço, horário de abertura, website, imagens, etc.
A principal vantagem do Google My Business é que lhe permite ser encontrado online por utilizadores que estão fisicamente próximos do seu negócio e justamente quando estão a procurar na Internet os serviços ou produtos que oferece.
O Google Business Profile é um dos primeiros e muito importantes passos para encontrar novos clientes online: uma listagem bem estruturada e organizada pode realmente fazer a diferença.
O potencial do Google Business para as empresas locais
O Google my Business destina-se principalmente a pequenas e médias empresas locais com lojas físicas. De facto, o objetivo da plataforma é dar visibilidade local a estas lojas através do Google Maps. Com isto em mente, o perfil do Google Business torna-se uma ferramenta fundamental para se dar a conhecer localmente.
Para atrair novos clientes à procura de um produto ou serviço na área, é importante cuidar bem do perfil do Google Business e completá-lo com toda a informação que seja útil para o utilizador. Isto é de importância vital para “escalar” os resultados orgânicos do algoritmo do Google tendo em conta que, ao contrário dos sites normais, os cartões de Perfil de Negócios do Google aparecem, especialmente a partir do telemóvel, no topo dos resultados da pesquisa.
Como registar o seu perfil empresarial no Google
O requisito básico para a criação de um de perfil é a ter uma conta Google.
Os dados básicos a incluir no formulário são:
- Endereço físico da empresa
- Horário de abertura e encerramento
- Categoria principal – principal área de negócio da empresa
- Website – URL para mais detalhes
- Número de telefone de contacto
Para ser competitivo e aparecer nos resultados da pesquisa, não basta introduzir apenas a informação básica, mas também adicionar corretamente as categorias secundárias, serviços e produtos que oferece.
Como gerir melhor o seu perfil no Google My Business
O algoritmo Google My Business baseia-se em fatores de classificação definidos que, se bem optimizados, lhe permitem obter uma maior visibilidade.
Farores de classificação para o seu perfil no Google My Business
- Proximidade à loja (determinada pelo algoritmo e não otimizável);
- Relevância para a pesquisa
- Pontuação média
- Número de revisões
- Relevância das revisões a palavras-chave
- Rever taxa de resposta
- Tempo médio de resposta às revisões
A relevância da pesquisa é um fator de posicionamento na internet que pode ser otimizado através da gestão correta da informação introduzida no formulário. Para além da categoria principal, que representa a atividade principal da empresa, é também aconselhável inserir categorias secundárias que identifiquem serviços relacionados com a atividade principal e sirvam para dar aos utilizadores mais informações sobre o que a empresa oferece.
É possível inserir até um máximo de 9 categorias secundárias, selecionando-as de uma lista fornecida pelo Google.
Os atributos do negócio também devem ser configurados corretamente. Os atributos são uma série de valores adicionados que caracterizam a atividade, que servem para fornecer aos utilizadores informações sobre o que será a sua experiência dentro da loja (por exemplo, se a loja for acessível a deficientes, se houver uma casa de banho, se o pessoal usar uma máscara, etc.).
Muito importante: não negligencie as críticas que recebe no Google My Business. A otimização do seu perfil de Google Business inclui também a gestão de revisões de clientes. Cada cliente que escreve uma crítica sobre a sua empresa deve obter uma resposta personalizada e concreta aos aspetos que comenta num curto espaço de tempo.
É também essencial utilizar truques semânticos para inserir algumas palavras-chave nas respostas às críticas. As palavras-chave são, de facto, essenciais para o posicionamento do perfil.
A utilização de palavras-chave nas respostas ajudará o seu perfil a classificar essas palavras específicas e a aparecer em pesquisas relevantes.
O seu negócio já tem um domínio? Aproveite as ofertas da Dominios.pt para registar domínios a partir de 0 euros,aqui.