Hoje em dia, a Internet é omnipresente em todas as áreas, seja pessoal ou mesmo profissional, entramos em contacto diário com a Internet. Não é preciso ir longe para o ver, porque graças ao sucesso dos smartphones, todos nós temos acesso à Internet quando e onde quisermos.
Sabia que neste preciso momento mais de 100 horas de vídeos são carregados no YouTube, mais de 2 milhões de pesquisas são feitas no Google e 680.000 mensagens são publicadas no Facebook, inacreditável, não é?
Tudo caminha no sentido da desmaterialização, por exemplo, podemos fazer as nossas compras sem sequer nos movermos, o que mostra que um grande número de empresas está a evoluir no mundo da Internet e a tentar satisfazer as grandes exigências dos utilizadores da Internet. É por isso que hoje queremos explicar como a Internet, e em particular, as redes sociais, podem impulsionar o seu negócio e permitir-lhe alcançar grandes resultados num curto espaço de tempo.
Conteúdos deste Artigo
Como é que uma empresa consegue satisfazer as exigências dos clientes?
Um grande número de empresários pensa que a Internet não é rentável e que os clientes não estão interessados nela. Muitas PMEs não têm um website. Como dissemos, as empresas estão a adaptar-se para melhor satisfazer as exigências, por isso estão a tentar abrir-se ao mundo exterior tanto quanto possível.
É por isso que é interessante optar por um novo recurso comercial, porque sim, os websites são muito comerciais e são capazes de dar uma cor completamente diferente ao seu negócio.
As redes sociais e o desenvolvimento do seu negócio
Todos conhecemos o Facebook, o Instagram e o Twitter, mas será que sabemos realmente como utilizar as suas várias interfaces para benefício do nosso negócio?
As redes sociais tornaram-se um elemento essencial da estratégia de comunicação de uma empresa. A sua principal função é melhorar a visibilidade da empresa, oferecendo ao mesmo tempo a possibilidade de atrair novos clientes e fidelizar os antigos, tudo isto graças à divulgação viral de informação comercial.
Isto permite ao profissional posicionar-se como especialista na sua área, graças à continuidade das publicações nas redes. Também tornam possível gerir a sua imagem na Internet através da informação publicada e dos comentários dos clientes.
Dependendo da nossa empresa, tivemos de visar certas redes sociais, ou seja, por um lado temos redes sociais para profissionais (LinkedIn) e redes sociais para o “público em geral” (Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, YouTube, etc.). No entanto, estes também podem ser utilizados num ambiente profissional.
Explicamos brevemente como cada rede pode ser útil para o seu negócio:
- Facebook : Com mais de 700 milhões de utilizadores em todo o mundo, é ainda essencial para qualquer profissional que tenha espaços dedicados ao seu sector. Qualquer empresa pode criar a sua própria página no Facebook e ter seguidores como página, permitindo aos clientes estarem sempre a par das notícias, partilhá-las no seu feed (espaço pessoal) e assim permitir que a empresa seja conhecida. O Facebook também lhe permite manter-se em contacto com os seus clientes atuais e potenciais.
- Twitter: Outro gigante das redes sociais, permite divulgar ofertas exclusivas e promocionais, transmitir informações e reagir sobre temas quentes e evocar reações dos utilizadores da Internet. O Twitter é também uma boa ferramenta para encontrar clientes ou influenciadores.
- LinkedIn: é a rede social profissional por excelência. Ao contrário do Facebook e do Twitter, depende muito menos da divulgação viral de informação. As empresas utilizam-no principalmente para se apresentarem, promoverem a sua oferta e identificarem potenciais parceiros, bem como os seus concorrentes. É possível criar grupos de discussão, o que permite à empresa posicionar-se na sua área.
- Google My Business: Essencial para se posicionar localmente. Uma ferramenta indispensável para qualquer negócio. É o cartão de visita que aparece no lado direito dos resultados da pesquisa e onde se pode ver o endereço e número de telefone da empresa, as revisões e a sua avaliação pelos utilizadores.
Tudo isto para concluir que as redes sociais são essenciais para comercializar corretamente o seu negócio e dar-se a conhecer. Além disso, a presença nestas redes sociais será muito interessante, mesmo obrigatória, para as empresas que trabalham nos setores da fotografia, viagens, moda, decoração, desporto, etc.
Onde e como utilizar corretamente hashtags?
Praticamente todas as redes sociais a utilizam, embora cada uma tenha as suas próprias regras para a sua utilização.
- Hashtags no Twitter ou também chamado “A Casa Mãe Hashtag”. Pode inserir em qualquer parte do texto uma vez que não existem limitações nesse sentido. A quantidade de hashtags num tweet é 1 ou 2, raramente mais.
- Hashtags no Instagram, neste caso nada a ver com o Twitter, podemos colocar até 30, sendo, aconselhável utilizar entre 8 a 15 hashtags.. Pode inserir na sua legenda no início ou mesmo no fim do texto, ou se preferir nos comentários do post.
- Hashtags no Facebook e LinkedIn, é permitido adicionar hashtags às suas mensagens. No entanto, se optar por utilizar limite-se a 1 ou 2 por post.
Como mencionado acima, é importante que a hashtag possa ser encontrada pelos utilizadores que pesquisam e clicam na palavra-chave. É por isso que é importante encontrar as palavras-chave certas para que o nosso post tenha um impacto real.
Pense em hashtags como palavras-chave que tornam mais fácil para os consumidores encontrar o seu negócio em diferentes plataformas. A chave é usar as hashtags certas que o seu público-alvo usa para lhes permitir encontrá-lo durante as suas pesquisas.
Tipos de Hashtags
- Hashtags de conteúdo: são palavras-chave que são uma parte natural do seu post. Ajudam a chamar a atenção para o seu post. Por exemplo, se tiver um negócio de vestuário pode usar hashtags tais como: #fashion, #discounts nas suas publicações.
- Hashtags de tendências: são propícias a tópicos de notícias. Graças a este tipo de hashtags, pode beneficar da exposição dessa conversa/tema atual, assegurando uma ótima visibilidade. Por conseguinte, é importante fornecer informações construtivas ou uma mensagem engraçada e provavelmente será generosamente retweetado.
- Hashtags da marca : crie a sua própria hashtag, fidelize o cliente e fortaleça a sua imagem de marca. Também lhe permite promover um evento ou o lançamento de uma nova coleção.
Quando publicar uma fotografia, descreva-a com palavras-chave simples e bastante comuns, não hesite em usar o inglês (a língua mais comum no Instagram).
Estes são os hashtags mais populares na web (e portanto, mais consultados pelos utilizadores) sobre Instagram: #instamood #instagood #instagood #instadaily #statigram #follow #bestoftheday #igdaily #instalike #followme #life #photooftheday #love #beautiful #nice #picoftheday .
Por conseguinte, deve certificar-se de que as hashtag está relacionada com o seu post e, ao mesmo tempo, manter uma nota sobre a especificidade do produto. Pode, portanto, tirar partido da oportunidade dos hashtags para atrair pessoas para o seu perfil e depois convertê-las em assinantes graças à relevância do seu conteúdo.
Necessita de visibilidade imediata nas Redes Sociais/Facebook, contacte-nos sem compromisso e solicite uma proposta personalizada para o seu projeto. Os nossos especialistas estão preparados para ajudá-lo nesta missão!