cloud computing

O que é cloud computing?

O mundo da tecnologia tem avançado a passos largos nos últimos anos. A par com os computadores topo de gama e os smartphones, surgiram também novidades no sector do armazenamento de dados. Entre essa lista, destacamos o cloud computing, uma das soluções de armazenamento que tem registado maior procura.

Como todos sabemos, cloud computing é a capacidade de armazenamento num espaço infinitamente disponível e flexível. A cloud (nuvem) é a responsável por todo este processo, agregando todos os dados do utilizador num espaço ilimitado, onde preocupações como a largura da banda não existem. Além disso, é graças à cloud que se torna mais fácil aceder aos seus dados pessoais.
Neste post, falamos das vantagens da cloud para que possa entender o potencial deste meio e perceber porque motivo deve começar a armazenar ainda hoje os seus dados na nuvem.

 

Baixo Investimento

Aquele que é apontado como o maior benefício do cloud é o baixo investimento inicial que exige em infra-estrutura. Se está agora a começar uma empresa ou procura soluções para a sua PME, o armazenamento em cloud pode ser a solução que tanto procura. Adquira o espaço que deseja diminuindo assim o custo que seria investido em servidores e hardwares.

 

Acesso fácil

Para aceder à cloud basta usar um computador, smartphone ou tablet e dispor de uma conexão à Internet. Não se preocupe com hardwares pesados e difíceis de transportar, restritos a ambientes de computação. Através de um software de fácil navegação e intuitivo, pode aceder aos seus dados onde quer que esteja: no autocarro, em casa ou até mesmo no local de trabalho.

 

Elasticidade

Na Dominios.pt, os serviços na cloud ajustam-se às necessidades dos seus utilizadores. Mesmo que inicie um cloud com um determinado número de gigabytes, pode facilmente expandir o tamanho do espaço ao longo do tempo, assim que as necessidades o exigirem.

 

Segurança

Um dos maiores problemas relacionados com servidores e hardwares é a avaria. Em caso de avaria, todos os dados armazenados no disco podem desaparecer. Porém, o mesmo não acontece com a cloud. Mesmo que troque de computador ou smartphone, todos os seus dados continuarão disponíveis.

 

Agrupamento de recursos

O cloud dispõe de um ambiente onde os recursos são agregados por segmento, nomeadamente a memória, disco/armazenamento, processador e rede. Desta forma, cria-se uma camada de recursos que podem ser usados pelos clientes, seja qual for a sua infraestrutura.

 

Self-service

Ao subscrever um serviço de cloud, o cliente tem acesso aos recursos da nuvem e não tem de lidar com intermediários para fazer a gestão dos seus dados. Através de um painel de controle a que pode aceder na Internet, o utilizador pode então administrar a nuvem e todos os dados que nela estejam armazenados.