YouTube SEO: 9 dicas para melhorar resultados!

O SEO é o processo de fazer com que um site ou um vídeo surja melhor classificado nos resultados de pesquisa do que outros.

Há uma variedade de técnicas diferentes que podem ser utilizadas para YouTube SEO, e cada site ou criador de conteúdos pode escolher diferentes abordagens para obter os melhores resultados.

Um método comum de YouTube SEO é produzir conteúdo de qualidade que seja relevante para as necessidades dos utilizadores. Outra estratégia comum é estabelecer parcerias com outros sites ou criadores em destaque para aumentar a exposição e melhorar o posicionamento.  Existem também muitas outras abordagens especializadas que podem ser utilizadas, dependendo das necessidades específicas de um site ou criador de conteúdos.
Em última análise, o YouTube SEO é o processo de encontrar a melhor forma de fazer com que o seu conteúdo seja reconhecido por potenciais utilizadores e aumentar o número de utilizadores da sua audiência.

Como funciona o motor de pesquisa do YouTube?

O algoritmo do motor de busca do YouTube é um segredo que poucas pessoas compreendem. O seu objetivo é ajudar a audiência a encontrar os vídeos mais relevantes. O algoritmo tem em conta muitos e diferenciados fatores, tais como a popularidade de um vídeo e o número de visualizações que recebeu, entre outros. Procura também pistas no título, descrição e etiquetas associadas a um vídeo. Em suma, o objetivo do motor de busca do YouTube é entregar os vídeos mais relevantes à audiência.

Os motores de busca não conseguem compreender a informação em imagens ou em vídeos, por isso o YouTube SEO baseia-se no SEO tradicional. É isto que permite compreender a informação e os dados (descrição, etiquetas, nome do ficheiro…) que incluímos no ficheiro ou no título do vídeo que incluímos.

Se compreender o marketing SEO (otimização SEO adequada dos sites para o Google), saberá como otimizar os vídeos em termos de  SEO para o YouTube, uma vez que as diferenças são mínimas. Além disso, esta última rede social é propriedade da Google e partilham uma grande quantidade de dados e algoritmos de pesquisa. Portanto, o YouTube compreenderá todos os dados que registar no Google e o seu motor de busca confiará nos dados que o Google lhe mostrar.

A classificação dos vídeos tem em conta diferentes factores. O que mais importa é que o título, descrição ou conteúdo do vídeo corresponda perfeitamente à consulta de pesquisa do espectador, pelo que todos os vídeos que geram o maior envolvimento com o Google serão classificados.
Os vídeos que geram o maior compromisso de pesquisa garantirão que os utilizadores os encontrem.

Como otimizar SEO com o YouTube?

Enquanto a maioria das empresas concentra os seus esforços de SEO no seu site, existem muitas outras formas de melhorar o seu SEO.
Os resultados da pesquisa são baseados em qualquer tipo de conteúdo: imagens, mapas interativos, listagens de negócios e… vídeos! Desta forma, o YouTube tornou-se uma ferramenta de marketing digital muito eficaz devido à excelente classificação dos vídeos no Google.

Com milhares de milhões de vistas diárias, o YouTube é amplamente aceite como o segundo maior motor de busca do mundo depois do Google. Por conseguinte, esta plataforma de alojamento de vídeo tem um potencial incrível:

Antes de mais, o seu conteúdo pode ser encontrado no próprio YouTube!

O seu conteúdo pode ser indexado nas páginas de resultados de pesquisa do Google, o que aumenta consideravelmente as suas hipóteses de aparecer nas SERPs orgânicas para palavras-chave relacionadas com o seu negócio ou atividade.
Por outro lado, os seus vídeos podem ser incorporados em sites e partilhados nas redes sociais.

Será que os vídeos do YouTube podem ajudar a sua estratégia de SEO?

O YouTube traz-lhe um alcance inesperado, por isso use-o sabiamente e faça do vídeo uma parte importante da sua estratégia de SEO.
Como a Google é proprietária do YouTube, as duas plataformas comunicam uma com a outra. Como propriedade do Google, os vídeos publicados no YouTube têm uma vantagem significativa na classificação do ranking nos resultados de pesquisa.
Portanto, a otimização do seu conteúdo de vídeo pode ter um grande impacto em SEO, melhorando a sua classificação nos resultados da pesquisa por palavras-chave do Google.
De facto, é importante saber que a última atualização do algoritmo do Google se baseia na declaração de missão do Google:

A missão do Google é organizar a informação do mundo e torná-la útil e universalmente disponível.

Por conseguinte, para ter uma boa classificação, o seu conteúdo vídeo deve alinhar-se com esta missão. É também importante ter em mente que quanto mais ativo e popular for um canal YouTube, melhor será a classificação dos sites a que está ligado. Contudo, deve ter cuidado, pois as ligações do YouTube contêm um código “no follow” que impede os canais do YouTube de criar backlinks que afetam diretamente a classificação das páginas do site.

Mesmo que o seu canal YouTube não tenha um impacto direto no SEO do seu site, irá contribuir para aumentar o tráfego. De facto, a sua popularidade gera mais cliques, ligações, comentários, etc., o que melhora as classificações de pesquisa por palavras-chave.

Os seus vídeos do YouTube podem ter um impacto indireto muito positivo na classificação do seu site devido ao aumento do tráfego, mas para tirar partido de SEO para o YouTube, tdeve ser implementada a  estratégia certa.

As melhores práticas para YouTube SEO

Não importa como promove o seu vídeo, se as pessoas não encontrarem valor e significado no seu conteúdo, não será suficiente para gerar um impacto. Dito isto, há muitas formas de otimizar o seu SEO utilizando o YouTube. Só precisa de ter a certeza de que o seu vídeo está bem concebido. Depois de carregar o seu vídeo no YouTube, terá de escrever um título, descrição e etiquetas.

É aqui que começa o SEO.

1. Pesquisa por palavra-chave

Antes de mais, deve começar por procurar por palavras-chave. Para além de ser um dos mais importantes, este processo ajudá-lo-á a organizar o seu conteúdo. Como pode fazer isto? Faça-o da forma tradicional ( faça um brainstorming e depois digite algo no YouTube sobre o tema pretendidos e de termos relacionados ou use uma ferramenta como o Google Trends ou o Ubersuggest.

2. Nome do ficheiro

O segundo passo é nomear o ficheiro de vídeo que está a carregar para a plataforma, uma vez que o YouTube não compreende o que está no vídeo, a sua referência será o nome do ficheiro que decidir colocar. Por exemplo, se o seu ficheiro de vídeo se chamar “DSC1245378143.mp4” e decidir renomeá-lo para “como-comprar-dominio-web.mp4”, o YouTube  saberá mais sobre o que é o vídeo que está prestes a carregar.

3. Título

Escolher um título (ou meta título) é um passo decisivo isto porque o seu vídeo será tido em conta pelo algoritmo do YouTube baseado no título, o qual deve ser simples e preciso. Embora o seu vídeo receba mais ou menos cliques, dependendo de como o título é cativante e atraente, é importante não enganar a audiência e que o título contenha palavras relacionadas com o vídeo.

4. Importância da descrição

Escrever uma descrição mais ou menos longa é uma grande oportunidade para envolver e atrair o seu público e fornecer-lhe informação útil. A descrição pode ajudá-lo a obter mais subscritores.

5. Legendas

O quinto passo é dedicar algum tempo a acrescentar legendas ao seu vídeo. Isto irá contribuir para alcançar uma maior visibilidade e um posicionamento favorável. Mesmo que tenha de dispensar algum tempo a adicionar subtítulos manualmente, desta forma o seu vídeo chegará a pessoas com deficiência auditiva e a estrangeiros utilizando o tradutor automático da plataforma.

6. Etiquetas / Hashtags

O passo seguinte é atribuir etiquetas aos seus vídeos YouTube de acordo com a estratégia SEO que pretende seguir.
Os Hashtags podem tornar os seus vídeos mais fáceis de encontrar, desde que sejam populares, conhecidos e importantes. Para tal, dedique algum tempo à pesquisa dos hashtags mais procurados pelo seu público alvo.

7. Imagem de capa do vídeo

A próxima coisa a fazer é criar uma capa personalizada para o seu vídeo. Embora a própria plataforma os crie automaticamente, selecionando capturas de ecrã de vídeos, as estatísticas mostram que as pessoas que personalizam as suas capas de vídeo obtêm melhores resultados nos seus canais. A chave é utilizar imagens impressionantes que se mantenham fiéis ao conteúdo do vídeo.

8.  Engagement ou Envolvimento

Deve também encorajar todos os que assistem aos seus vídeos a subscreverem o seu canal.  Veicule uma mensagem consistente e venda bem os seus vídeos, para que possa ganhar mais subscritores. Se tiver sucesso, é porque a sua audiência adora o seu canal e, para melhorar isto, é importante que carregue sempre o seu conteúdo ao mesmo tempo no mesmo dia da semana.

9. Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica importante para calcular a taxa de abandono dos utilizadores quando visitam um site. Se alguém entrar para ver um vídeo e sair antes ou depois do fim do vídeo, o YouTube considerará que o canal não tem qualquer utilidade para eles. Pelo contrário, se a pessoa continuar a ver vários vídeos no canal, a plataforma assume que gosta do conteúdo e alcançou o seu objetivo: reter o utilizador durante o máximo de tempo possível. O melhor conselho a este respeito é fornecer respostas curtas, já que a duração média dos vídeos mais vistos no YouTube é entre 4 e 6 minutos.

Costuma utilizar o YouTube na sua estratégia? Utiliza táticas de Youtube SEO?  Partilhe tudo connosco!