Tudo sobre o Google Data Studio: o que é e como utilizar

Se ainda não sabe o que é o Google Data Studio, está prestes a descobrir uma das ferramentas mais úteis do Google. Esta plataforma não só tem funcionalidades essenciais para o marketing digital, como também dispõe de um dos softwares mais avançados para a interpretação de dados.

O Google Data Studio foi lançado em Março de 2016, tornando-se numa das ferramentas mais jovens da empresa. Embora possa parecer uma simples ferramenta complementar para ligar dados de outras aplicações como, por exemplo, Google Analytics ou Google Ads, é muito mais do que isso.

Com o intuito de tirar o máximo partido do seu website, o Google Data Studio permite-lhe processar e visualizar os dados de todas as suas métricas. Além disso, é uma plataforma completamente gratuita e, para a utilizar, basta ter uma conta Gmail.

Quer aprender tudo sobre o Google Data Studio?
Então este artigo é para si. A seguir dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta plataforma: as suas vantagens e desvantagens, para que é utilizada e como a utilizar.

O que é o Google Data Studio?

O Google Data Studio é uma ferramenta Google gratuita criada para ajudar as pessoas e os profissionais do setor de marketing a interpretar certos dados. Através desta ferramenta, os utilizadores podem converter os seus dados em relatórios e painéis de controlo visuais profissionais e personalizáveis.
Além disso, os relatórios criados pelo Google Data Studio podem incluir

  • gráficos de todos os tipos,
  • tabelas pivot,
  • catálogos de produtos,
  • links,
  • ou bibliotecas de vídeo.

Para a criação destes relatórios altamente otimizados, a ferramenta Google consegue obter dados ligando-se diretamente a outras plataformas, serviços ou bases de dados.

Os utilizadores desta ferramenta gratuita não só serão capazes de criar relatórios abrangentes para visualizar os seus dados e criar painéis de controlo do Google, como também poderão também partilhá-los em tempo real e de uma forma realmente fácil.

Os relatórios de dados serão guardados na plataforma para quando o utilizador regressar à plataforma, poder vê-los e consultá-los diretamente a partir do seu painel principal. Desta forma, a plataforma facilita o trabalho de qualquer pessoa envolvida no marketing: desde Gestores de Comunidades, a especialistas em posicionamento na web ou gestores de ecommerce.

Quer saber mais sobre o que esta ferramenta lhe pode oferecer a nível profissional? Então, continue a ler este artigo para saber tudo. Abaixo, falaremos sobre as principais vantagens e desvantagens do Google Data Studio e muitas das funcionalidades desta ferramenta que poderá ainda não conhecer.

Quais são as vantagens do Google Data Studio?

O Google Data Studio é atualmente uma das melhores ferramentas gratuitas para análise de dados no mercado e, desde a sua criação em 2016, a empresa não parou de fazer modificações e melhorias para otimizar a plataforma e oferecer novas funcionalidades.

Abaixo, vamos ver quais são as principais vantagens disponibilizadas pelo Google Data Studio em comparação com outras ferramentas de interpretação de dados e criação de relatórios:

  • É gratuito e está disponível para qualquer pessoa com uma conta Google.
  • A interface é simples, intuitiva e fácil de usar.
  • Tem uma multiplicidade de modelos pré-desenhados para ajudar os utilizadores a criar os seus relatórios.
  • Múltiplas fontes de dados podem ser ligadas para criar um único relatório.
  • Oferece uma multiplicidade de opções para a personalização de gráficos e relatórios.
  • O design dos relatórios pode ser personalizado com logótipos, imagens e um número infinito de fontes, tamanhos e cores, tamanhos e cores.
  • Podem ser criados filtros e campos personalizados em cada dashboard para melhorar a visibilidade dos gráficos.
  • Podem ser adicionados comentários e notas para acrescentar informações adicionais.
  • Podem ser incluídos controladores de dados, tais como caixas de verificação.
  • Poupa tempo e recursos na comunicação de dados e resultados estratégicos.
  • É altamente colaborativo e facilita o trabalho em equipa, permitindo que o mesmo relatório seja editado a partir de diferentes dispositivos.
  • Não há limite para o número de relatórios por utilizador.
  • Os relatórios podem ser facilmente descarregados, partilhados e editados em qualquer altura.
  • A informação é atualizada em tempo real.
  • Permite que os relatórios sejam automatizados.

Quais são as desvantagens do Google Data Studio?

Embora o Google Data Studio seja uma das mais poderosas ferramentas de interpretação de dados, especialmente se tivermos em conta que é gratuito, tem algumas desvantagens que veremos abaixo.
Em qualquer caso, é importante ter em mente que esta ferramenta está constantemente a ser desenvolvida, atualizada e melhorada. Certamente, nos próximos anos, a tecnologia irá corrigir alguns erros ou disponibilizar novas funcionalidades aos utilizadores.

Abaixo, pode ver as principais desvantagens que o Google Data Studio pode ter:

  • Algo limitado em relação a outras ferramentas, uma vez que só permite importar dados das suas próprias fontes, conectores ou bases de dados externas.
  • Não está disponível a programação do envio de dados por email, uma funcionalidade que pode ser encontrada noutras ferramentas do Google, tais como o Google Analytics.

Principais características do Google Data Studio

Neste ponto, já é provavelmente claro que o principal objetivo do Google Data Studio é disponibilizar a possibilidade de criar relatórios totalmente personalizados. No entanto, esta plataforma Google gratuita incorpora muitas mais características úteis.
Nesta secção, vamos analisar os três grupos principais nos quais as funcionalidades desta plataforma estão divididas, a fim de compreender todas as possibilidades oferecidas pelo Google Data Studio. Vamos lá!

1. Visualização de dados

A principal função do Google Data Studio é transformar os dados em relatórios e painéis de controlo. Estes relatórios são altamente visuais, fáceis de compreender e fáceis de partilhar. São também totalmente personalizáveis.
Com esta funcionalidade do Google Data Studio, os utilizadores podem verificar, através de gráficos e relatórios detalhados, quais foram os resultados de uma determinada estratégia de marketing ou quais são os dados que suportam a viabilidade de um projeto.
Todos os tipos de gráficos podem ser utilizados, tais como gráficos de linhas, gráficos de barras ou gráficos circulares. Mapas geográficos, tabelas de dados paginados ou tabelas pivot podem também ser incorporados.
Desta forma, pode apresentar os dados de uma forma muito mais visual e criar relatórios muito mais interativos.
Para evitar ter de atualizar os relatórios sempre que há uma atualização dos dados, é possível criar uma ligação à tabela ou plataforma de dados. Isto irá criar um relatório flexível que varia e atualiza com base nos dados reais em qualquer momento.

Os relatórios do Google Data Studio também podem ser personalizados, adicionando texto ou imagens. Também podem incluir ligações, imagens dinâmicas, catálogos de produtos, bibliotecas de vídeo ou qualquer outro conteúdo com hiperligações.

2. Recolha de dados

O verdadeiro potencial do Google Data Studio reside não só na sua capacidade de interpretar dados e criar relatórios visuais a partir dos mesmos, como também na sua capacidade de recolher informações de uma ou mais fontes de dados ao mesmo tempo e para o mesmo relatório.
Para tal, é necessário utilizar a ferramenta “Source” do Data Studio. Em apenas alguns segundos, os utilizadores podem ligar-se facilmente a uma grande variedade de dados, sem qualquer programação.
Algumas das fontes a que o Google Data Studio pode aceder para recolher dados são Google Marketing Platform, Google Spreadsheets, YouTube ou Search Console. Além disso, ao ligar estas fontes a relatórios, é possível criar painéis dinâmicos que são atualizados sempre que os dados originais são alterados.
Por outro lado, a ferramenta “Source” do Google Data Studio é também capaz de importar dados de ficheiros sem hierarquia interna. Para tal, é necessário carregar ficheiros em formatos tais como .CSV e Google Cloud Storage ou bases de dados tais como BigQuery ou MySQL.

3. Partilha e colaboração

Quando falamos do Google Data Studio, é muito importante ter em mente que se trata de uma ferramenta 100% colaborativa. Todos os relatórios e fontes de dados são armazenados como ficheiros Google Drive.
Além disso, como é uma ferramenta Google, é possível partilhá-la com outras contas Google, bem como permitir permissões de edição, leitura, etc. Desta forma, os utilizadores do Data Studio podem não só criar os seus próprios relatórios, mas também partilhar e criar colaborativamente relatórios de grupo.
As alterações feitas por um utilizador no relatório serão automaticamente actualizadas na versão disponível para o resto dos utilizadores. Desta forma, podem trabalhar em conjunto de uma forma coordenada.

Como criar um relatório com o Google Data Studio

Agora que já conhece todas as funcionalidades do Google Data Studio e se já se deixou convencer, e pretende começar a utilizá-lo, deve saber que tem duas opções: fazer um relatório do zero e 100% personalizado ou utilizar um dos modelos disponíveis.

Qualquer que seja a sua escolha, poderá criar o seu relatório de dados de uma forma muito simples e intuitiva. Para o ajudar, apresentamos-lhe, de seguida, os passos a seguir para o tornar ainda mais fácil para si.

1. Entrar no Google Data Studio

Começar a utilizar o Google Data Studio é muito fácil. Para o fazer, basta iniciar sessão com a sua conta Google, introduzindo o seu endereço Gmail e palavra-passe. Pode então introduzir  “Data Studio” no Google ou seguir este link: https://datastudio.google.com.
Ao entrar, encontrará uma interface muito semelhante à do Google Drive, por isso se já utilizar esta ferramenta, não será muito difícil de adaptar. Para além disso, encontrará também um pequeno tutorial que o guiará nos seus primeiros passos.
Não se esqueça que, para começar a utilizar o Google Data Studio, deve primeiro aceitar os termos de utilização habituais para estas plataformas Google. Uma vez aceite, para começar a utilizar a aplicação, basta clicar no botão “+” para criar o seu primeiro relatório.

 

2. Defina a(s) sua(s) fonte(s) de dados

O que seria um relatório sem dados no quais se basear? Nada, certo? Assim, o seu próximo passo no Data Studio é definir a(s) sua(s) fonte(s) de dados. Este processo será muito fácil para si porque, assim que abrir o seu novo relatório, encontrará o botão “criar fonte de dados”.
Através deste botão, será capaz de ligar as suas fontes de dados ao relatório. Note, no entanto, que durante esta etapa terá de autorizar a ligação à plataforma ou aplicação que selecionou como fonte de dados.

3. Escolha os gráficos para o relatório

O Google Data Studio oferece-lhe uma vasta gama de opções para a criação de gráficos para visualizar os dados no seu relatório. Não só pode escolher o tipo de gráfico (barras, linhas, circular, etc.), como também pode selecionar outras propriedades do gráfico.
Esta configuração dos gráficos não é apenas uma utilidade estética, mas também uma utilidade funcional.

Algumas das propriedades que podem ser configuradas para os gráficos no relatório são:

  • Dimensões: a forma como os dados são agrupados.
  • Métricas: os valores quantitativos relacionados com as dimensões selecionadas.
  • Filtros: podem ser aplicados tanto a dimensões como a métricas, com o intuito de obter uma visualização muito mais precisa dos dados.
  • Layout: os detalhes do gráfico, que podem ser configurados para tornar o gráfico mais estético ou funcional.
  • Tema: permite especificar a cor dos valores e outros acabamentos da tabela.

4. Descarregar e partilhar

Quando o seu relatório Google Data Studio e todos os seus gráficos estiverem ao seu gosto, pode descarregá-lo como PDF e partilhá-lo com outras pessoas da sua equipa. Lembre-se que, como plataforma colaborativa, também pode partilhá-la através de link, sem descarregar para a editar em conjunto.
Antes de descarregar e partilhar o seu relatório do Google Data Studio, lembre-se que pode incluir outros elementos, tais como texto, imagens ou galerias de vídeo. Pode também acrescentar notas para os leitores. Se, no futuro, quiser recuperar o relatório, verificar se há atualizações de dados ou partilhá-lo com outra pessoa, basta iniciar sessão na plataforma. O relatório estará à sua espera, tal como o deixou no seu dashboard principal.

E se ainda não tem o seu website ou se pretende melhorá-lo, na Dominios.pt pode encontrar diferentes opções criação de site. Encontrará solução para criar você mesmo o seu site, ou se preferir poderemos fazê-lo por si!