O WordPress é, sem dúvida, a plataforma mais utilizada em todo o mundo e é uma das soluções mais simples para criar o website ou blog para o seu projeto, empresa ou marca, e a somar a isso, é gratuito!
Por outro lado, o número de blogs na Internet tem aumentado substancialmente nos últimos anos. A tendência não é difícil de explicar: há cada vez mais internautas e, deste número, uma grande fatia procura ter o seu próprio espaço para partilhar aquilo que tem a dizer. De preferência, esperam que esse espaço não tenha custos e que lhes consiga ainda trazer algum rendimento todos os meses.
No momento de escolher o Sistema de Gestão de Conteúdos existem várias opções ao seu dispor mas nenhuma tão popular como o WordPress. Para quem não conhece, é o Sistema de Gestão de Conteúdos – em inglês, Content Management System (CMS) – mais popular no mundo. Lançado em 2003, tem conquistado a pouco e pouco novos utilizadores todos os dias, oferecendo-lhes um espaço simples de gerir.
De acordo com o W3Techs, o WordPress é utilizado por 65,2% dos websites que recorrem a um CMS e é também a plataforma escolhida por 42,4% do total de websites em toda a internet!
Privilegiado por lojas online, revistas, jornais, portefólios, entre outros, o WordPress combina plugins, templates e uma série de extensões que facilitam a experiência ao utilizador. Mas o que torna o WordPress tão popular entre os utilizadores? É a isso que respondemos neste artigo!
Conteúdos deste Artigo
6 motivos que explicam porque é que o WordPress é tão popular
1. Interface simples
O WordPress tem vindo a simplificar a sua interface, tornando-a cada vez mais intuitiva. A ideia é que o utilizador a consiga usar com facilidade, publicando os seus posts/artigos em poucos minutos e sem necessidade de se confrontar com códigos de programação. Todas as funcionalidades da interface encontram-se devidamente identificadas assim que entra, sendo apresentadas num menu lateral que se subdivide em menus.
2. Open Source
Uma vez que se trata de uma plataforma de código aberto, este CMS é diariamente estudado e melhorado por uma comunidade constituída por milhares de profissionais em todo o mundo. Atualizações, correções de bugs e novas funcionalidades são uma constante no WordPress, garantindo assim uma excelente experiência aos seus utilizadores.
3. Plugins
Além das funcionalidades base do próprio WordPress, existem inúmeros plugins – gratuitos ou pagos – que permitem adicionar novas funcionalidades ao sistema de gestão de conteúdos. Com recurso plugins, pode construir a sua loja online baseada em WordPress, melhorar a sua estratégia SEO ou ainda incorporar definições para publicar no Facebook, por exemplo.
Ao aceder ao Diretório encontrará mais de 58.000 plugins gratuitos! Através da sua instalação poderá aceder a todos os plugins disponibilizados, para isso, no menu lateral, clique em “Plugins” e depois em “Adicionar novo”.
4. Templates
Existem milhares de milhares de templates para WordPress, um número tão vasto que todos os gostos e feitios prometem ser satisfeitos. Quer seja pago ou gratuito, garantimos que vai encontrar de certeza o template adequado para o seu website blog. Pode fazer download de temas gratuitos no diretório oficial do WP, acedendo a https://wordpress.org/themes/ ou a partir do backoffice, clicando em “Apresentação” → “Temas” → “Adicionar novo”. Se for pago, clique em “Apresentação” → “Temas”→ “Carregar tema”.
5. Permissões de utilizadores
O WordPress é ainda o melhor sistema de gestão de conteúdos para trabalhar em equipa. De forma muito simples, pode definir, de forma hierárquica, as permissões para os diversos utilizadores, de acordo com as necessidades/funções. O administrador tem acesso a todas as funcionalidades e decide o estatuto dos outros membros: editor, autor, colaborador ou assinante.
6. Amigável para SEO ou SEO-Friendly
Reconhecendo a importância do Search Engine Optimization e alguns critérios de Marketing Digital, o WordPress procura tornar-se “amigável” para os motores de pesquisa, como por exemplo, Google. Assim, ao publicar o conteúdo do seu website, poderá fazê-lo de forma mais organizada, podendo acrescentar meta-tags, criar URLs amigáveis, entre outras funcionalidades. Existem também plugins gratuitos e pagos para otimização para os motores de busca que o ajudarão ainda mais a posicionar o seu website ou blog nos primeiros resultados do Google!
Convencido? Como vê, simples e rápido criar o seu website ou blog WordPress! Quanto ao domínio e ao alojamento para o seu WordPress, não precisa de se preocupar mais! Na Dominios.pt disponibilizamos Planos WordPress com oferta de domínio e muitas outras ofertas!