Como conseguir mais testemunhos de clientes?

Qualquer que seja o setor a que pertença o site do seu negócio, os novos utilizadores vão querer saber se o produto ou serviço que oferece vale realmente a pena, e com isto em mentem vão procurar testemunhos.  Se os seus potenciais clientes estão à procura de testemunhos – porque não mostrá-los você mesmo?

Nove em cada dez pessoas consultam reviews antes de efetuarem uma compra online ou de contratarem qualquer tipo de serviço. Por isso, precisa de testemunhos que os convençam de que o que lhes está a oferecer irá satisfazer as suas exigências e necessidades. Obter estes testemunhos dos quais extrairá posteriormente citações e os publicará no seu site não é complicado. Basta aplicar as seguintes dicas para obter bons resultados a este respeito.

Se colocar em prática as seguintes dicas, será capaz de maximizar o nível de confiança na utilização do site, como também na confiança que a marca por detrás do mesmo transmite aos utilizadores. Consequentemente, também aumentará a taxa de conversão, e assim uma maior percentagem de utilizadores que acedem ao website acabarão por comprar o seu produto ou contratar o serviço que oferece.

Encoraje a publicação de opiniões, recompensando-as adequadamente. Os utilizadores estão conscientes de que uma simples opinião pode gerar um grau muito elevado de confiança ou o contrário, se não estiverem satisfeitos com a sua experiência após depositarem a sua confiança num negócio online, podem contribuir para diminuir a reputação da marca online.  São precisamente estes últimos que tendem a deixar os seus testemunhos online, sendo, norma o seu objetivo impedir que o mesmo aconteça a outras pessoas.

Mas afinal, o que é que se passa com os clientes satisfeitos?

Muitos deles têm dificuldade em despender  alguns minutos a publicar um comentário positivo. Mas isso pode facilmentar mudar se eles tiverem algum tipo de incentivo, sendo um exemplo claro disso, por exemplo, uma recompensa que pode dar-lhes em troca de uma recomendação!

Uma das melhores recompensas que pode oferecer é um cupão de desconto para a próxima compra que fizerem na sua loja online. Isto não só os encorajará a publicar reviews do seu negócio, como também os encorajará a comprar novamente mais tarde, com o intuito de aproveitar o desconto e conseguir adquirir os seus produtos ou serviços por um preço inferior.

No caso de uma empresa que opera localmente, pode ser uma boa ideia, fazer o que já muitas empresas e até as cadeias de  fast-food fazem, que  é incluir uma breve mensagem sobre cupões oferecidos aos clientes, explicando em poucas palavras, a recompensa que receberiam se publicassem uma review ou até mesmo se participassem num inquérito de satisfação.

Note que as recompensas que são oferecidas as clientes não são permitidas em muitos portais/sites nos quais são publicadas as reviews, como é o caso,  do Google um exemplo claro. Precisamente por falarmos neste motor de busca, é tempo de mergulhar noutra dica importante para obter mais testemunhos de clientes.
Navegue na rede em busca de críticas que já foram publicadas.
Talvez já existam resenhas suficientes publicadas na web para fazer uma boa página de testemunhos no seu próprio website, mas ainda não as encontrou. Felizmente, o processo é tão simples quanto possível, e pode simplesmente navegar na Internet para os encontrar.

Mas que portais deve visitar para encontrar opiniões de clientes?

Google My Business

A primeira página a que deve ir definitivamente se quiser encontrar testemunhos é no Google My Business, mais especificamente na “ficha” da sua própria empresa no motor de busca mais bem sucedido do mundo.

Qualquer empresa pode ser listada neste tipo de diretório gratuitamente. Qualquer que seja o serviço ou produto que um potencial cliente procure, vários negócios aparecerão nos resultados, incluindo o seu, especialmente se tiver muitas críticas positivas.

Depois de encontrar as críticas que o seu negócio tem no Google, tem três formas diferentes no caso de publicar algumas delas na página de testemunhos.

  • O primeiro é o mais simples de todos e consiste basicamente em copiar o texto publicado por um cliente, colando-o nessa página onde irá aparecer juntamente com o resto dos testemunhos. No entanto, não é muito recomendável se quiser transmitir a veracidade aos seus visitantes. Alguns utilizadores da Internet podem ter dúvidas sobre se estas opiniões foram modificadas por si ou se são realmente verdadeiras. Para evitar isto, é aconselhável optar por qualquer uma das outras formas.
  • Uma bastante simples é efetuar uma captura de ecrã do testemunho, cortá-la e publicar apenas o rctângulo ou quadrado no qual se encontra o testemunho em questão. Embora seja verdade que os testemunhos também podem ser modificados desta forma, é muito mais difícil, por isso são opiniões muito válidas aos olhos dos utilizadores.
  • O melhor método de tudo é instalar um plugin no sistema de gestão de conteúdos conhecido como WordPress, caso utilize este CMS, claro! Depois de o ativar, poderá selecionar as críticas do Google que aparecerão como testemunhos, mostrando não só o texto, mas também as estrelas e a data de publicação.

Facebook

É inegável que outras redes sociais estão a ganhar terreno na “guerra” contra o Facebook, no entanto, não podemos descurar esta plataforma, que é  muito boa para obter testemunhos.

Há muitas empresas que têm uma conta nesta rede social há anos e que não a consultam há muito tempo. Se este for o seu caso, não hesite em aceder à página da empresa, uma vez que é provável que tenha acumulado algumas críticas afixadas pelos clientes ao longo dos anos.

As críticas do Facebook são geralmente sinónimo de veracidade aos olhos dos internautas que visitam à sua página e navegam até à secção críticas. Basicamente, isto acontece porque são publicados por utilizadores que se identificam com o seu verdadeiro nome e até uma fotografia do seu rosto.

Além disso, ao contrário de outras plataformas onde também se podem publicar comentários, neste caso o Facebook permite aos utilizadores responderem aos comentários de outros clientes.
Por exemplo, se um cliente elogiar o serviço ao cliente, outro pode responder concordando com eles e indicando como o seu caso foi resolvido antes do prazo.

Outras interações bastante comuns nos testemunhos que obtém no Facebook são os ‘gostos’. O facto de uma crítica ter vários “gostos” indica que esta opinião é partilhada, e não apenas um comentário positivo isolado.

YouTube

O YouTube é uma plataforma de streaming extremamente bem sucedida, que pode ser outra importante fonte de testemunhos que pode capitalizar sob a forma de mais conversões.

Se as opiniões escritas já podem levar a que potenciais clientes decidam comprar o produto ou serviço da sua empresa, ainda mais podem levar se estiverem em formato multimédia. Não há nada tão convincente como um vídeo em que a pessoa em questão surge a indicar o que gosta no seu negócio: fiabilidade, rapidez, bons preços, serviço personalizado, etc.
Tendo em conta o facto de que a publicação de um simples comentário custa geralmente aos utilizadores, ainda mais se se tratar de um vídeo. É por isso que é crucial incentivar esta ação, oferecendo uma melhor recompensa do que a dada aos clientes que escrevem críticas textuais na Internet.

Em qualquer caso, é essencial que o vídeo tenha uma boa qualidade não só de imagem, mas também de som. Depois de ser publicado no YouTube, o testemunho pode ser adicionado ao seu site. Incorporar um vídeo não é difícil, embora por uma ou outra razão possa preferir limitar o conteúdo do portal em linha ao texto.

Nesse caso, uma boa ideia é extrair uma citação do próprio conteúdo do YouTube, acrescentando-lhe um link para que os utilizadores possam ver que a frase é mencionada textualmente ao longo do vídeo.n

Portais online especificamente dedicados à publicação de testemunhos

 

Todas as plataformas acima descritas têm uma função para a publicação de reviews, mas não se concentram especificamente nisto. No entanto, existem portais específicos que o fazem.

Um exemplo claro é o  TripAdvisor, onde é comum ver neste website testemunhos de clientes referentes a restaurantes, hotéis e quaisquer outros negócios relacionados com o turismo, incluindo monumentos.

É importante que aceda a portais que estejam diretamente relacionados com o setor em que a sua empresa opera, embora alguns deles sejam generalistas e abranjam negócios de todos os tipos. Isto é demonstrado por websites como o Trusted Shops e o Trustpilot.

Ativar notificações para o informar se foram publicadas novas reviews
Se utilizar os portais acima mencionados ou plataformas de renome mundial, não terá dificuldade em encontrar críticas (positivas ou negativas) do seu negócio. No entanto, podem estar presentes reviews noutros sites, fóruns, portais sem que tenha conhecimento de tal.
Nos fóruns de comunicação, por exemplo, é comum encontrar comentários de utilizadores que se referem a empresas, marcas, produtos, serviços, etc. Rastreá-las é complicado porque há tantas mensagens, e o mesmo se aplica aos blogs. No entanto, tem uma ferramenta que o faz por si.

Este é o sistema de Alertas, desenvolvido pela Google: Google Alerts. Funciona de uma forma simples, intuitiva e muito prática, basta determinar as palavras-chave que devem ser detetadas em cada nova publicação que tenha lugar na Internet.
Se selecionar o nome do seu negócio, sempre que um utilizador da Internet fizer referência a ele num comentário, receberá a análise em questão no seu próprio e-mail da forma mais conveniente possível.

Como devem ser os testemunhos

Finalmente, tenha em mente que nem todos os testemunhos que receber serão válidos para inclusão na página.

Só aconselhamos a incluir aqueles que sejam honestos e imparciais. São precisamente aqueles obtidos com o instrumento de notificação que acabámos de mencionar que são os mais verdadeiros.

Por outro lado, não se esqueça de pedir permissão aos utilizadores que escreveram os comentários sobre a rede para os publicar. Se os testemunhos tiverem estas características e forem obtidos com os métodos acima descritos, os visitantes confiarão mais no seu negócio e conseguirá uma taxa de conversão mais elevada.