Descubra quais são as 20 passwords mais fáceis de adivinhar por parte dos cibercriminosos (e certifique-se de que nenhuma dela é sua)!
A sua palavra-passe pode ser mais fácil de adivinhar do que pensa. A Lookout, uma conhecida empresa de segurança móvel, publicou recentemente uma lista das 20 passwords mais comuns encontradas na dark web.
A lista varia desde simples sequências de números ou letras ordenadas no teclado como “123456” ou “Qwerty” até frases facilmente digitadas como “Iloveyou”.
A escolha de utilizar senhas fáceis de lembrar é compreensível quando se considera que uma pessoa tem, em média, mais de 100 contas online diferentes que requerem passwords (fonte NordPass). Mas passwords simples podem ser extremamente fáceis de compreender pelos hackers, dando-lhes acesso, com pouco ou nenhum esforço, aos seus dados e contas pessoais.
As 20 passwords mais comuns na dark web
Aqui está a lista da empresa, a qual apresentaas 20 palavras-passe mais comuns que circulam na dark web, conseguidas através de violação de dados ou roubo de identidade:
- 123456
- 123456789
- Qwerty
- Password
- 12345
- 12345678
- 111111
- 1234567
- 123123
- Qwerty123
- 1q2w3e
- 1234567890
- DEFAULT
- 0
- Abc123
- 654321
- 123321
- Qwertyuiop
- Iloveyou
- 66666
Se utilizar uma destas passwords numa das suas contas online, recomendamos que a altere imediatamente para uma senha que seja complexa e forte.
Dicas para criar uma password forte
A escolha de uma palavra-passe difícil de adivinhar ajudará a impedir os hackers de acederem às suas contas online.
Como criar uma senha forte?
Os peritos em segurança informática recomendam:
- Escolher uma palavra-passe com pelo menos 8 caracteres.
- Incluir na sua senha uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e pelo menos um carácter especial (~!@##$%^&*_-+=’|\() {} {} []:;”‘ <>,.? /).
- Não incluir referências a dados pessoais.
- Escolher uma palavra-passe que seja diferente das 5 últimas palavras-passe utilizadas.
A análise da Lookout também mostra que a maioria das pessoas usa as mesmas palavras-passe para várias contas. Esta prática deve ser evitada: com passwords diferentes se os hackers adivinharem uma das suas palavras-passe só poderão aceder a uma conta e as outras serão seguras.
Também deve compreender que informação sobre si e a sua família está disponível publicamente (talvez nos seus perfis sociais) e evitar utilizar passwords que incluam tal informação, incluindo aniversários, nomes de entes queridos e mesmo nomes dos seus animais de estimação, ou outro tipo de informação pública que tenha associada a si, por exemplo, em redes sociais, entre outras plataformas.