A influência do Google Maps para PMEs

As PMEs e os freelancers não podem ignorar o poder que o Google Maps tem atualmente na sua atividade.

Em que medida é que o Google Maps influencia o seu negócio?

Provavelmente, muito mais do que se pensa, a julgar pelo que aconteceu numa cidade dos Estados Unidos há algum tempo atrás. Devido a um erro técnico, em 2010 a cidade de Sunrise (Florida) apareceu na localização geográfica errada na plataforma do Google. Durante meses, qualquer pesquisa nessa cidade devolveu resultados de outra cidade. Ao mesmo tempo, muitas lojas notaram uma queda acentuada nas vendas, nalguns casos em até 30%.

Isto “sublinha como o serviço se tornou importante para as vendas das pequenas empresas, de tal forma que um pequeno erro informático pode custar-lhes o encerramento”, disse a BBC na altura.

O Google Maps tem sido, durante anos,  uma ferramenta essencial na vida quotidiana de milhões de pessoas: já em 2018, mais de 67% dos utilizadores da Internet utilizavam a aplicação.

Como empresa, aparecer no Google Maps é agora uma obrigação: o motor de busca tornou-se nas “páginas amarelas da era da Internet, ou seja, a ferramenta a que as pessoas recorrem para localizar um serviço.

Contudo, apesar da crescente dependência de pequenas empresas a esta aplicação, muitas delas ainda não conhecem ou têm noção da sua importância. É por isso que hoje destacamos as razões pelas quais deve cuidar da sua presença no Google Maps em 2023.

1. As análises do Google valem o seu peso em ouro

É evidente que as críticas e opiniões sobre esta plataforma são cada vez mais importantes para a reputaçã oonline de um retalhista. Recentemente, os meios de comunicação social relataram que 80% dos consumidores consultam o Google Maps antes de fazerem compras e são guiados pelas críticas e classificações que encontram.

De facto, metade dos compradores confiam tanto nas críticas online como nas recomendações da família e amigos, de acordo com um estudo de finais de 2021.

Em média, um cliente lê entre 2 a 10 críticas online antes de fazer uma encomenda, de acordo com um estudo recente. Contudo, 7% tendem a ler entre 11 e 20 revisões, enquanto 6% lêem mais de 20. Por conseguinte, compensa ter pelo menos 11 revisões positivas, uma vez que 13% dos compradores vão querer ler tantas antes de tomarem uma decisão de compra.

Muitos retalhistas ainda estão hesitantes quanto a este tipo de plataformas com possibilidade de exposição de críticas devido à repetição frequente de que “as pessoas só escrevem para reclamar. Têm receio de críticas que não correspondam à verdade o que sejam ou mal intencionadas, mas a realidade é que há um pouco de tudo.

Embora  existam críticas, a verdade, é que existem também muitos comentários positivos e construtivos. Cada vez mais pessoas querem ajudar as empresas locais, quer elogiando o serviço do pessoal, quer apontando aspetos que, embora não constituam um impedimento, podem ser melhorados.

2. As classificações do Google podem fazer pender o saldo

Mas não são apenas  as críticas que importam. A classificação que um estabelecimento recebe no Google Maps também influencia os clientes.

O Google Maps utiliza um sistema de classificação de 1 a 5 estrelas. Este mecanismo visual é muito útil para comparar sites num relance. Neste sentido, quando um cliente hesita entre dois estabelecimentos, ter a melhor classificação pode fazer a diferença entre ganhar a venda ou perdê-la.

Por exemplo, quando alguém procura alojamento turístico numa área, a aplicação mostra-lhes as várias opções próximas ordenadas por pontuação. Se o seu apartamento ou hotel estiver um pouco fora do caminho, mas for bem classificado, é muito provável que muitas pessoas decidam mudar-se para ter uma melhor experiência.

Além disso, no estudo acima mencionado, salienta-se que apenas 3% dos inquiridos estão dispostos a utilizar um estabelecimento com uma pontuação inferior a 2 em 5.

 

3. Ter um perfil Google Business é a chave para o posicionamento local

O Google Maps é uma das funções integradas no motor de busca mais amplamente utilizado na Internet. Como tal, basta imaginar o número de consultas que recebe todos os dias sobre empresas ou estabelecimentos próximos dos utilizadores.

Segundo o Google, 28% destas pesquisas locais resultam numa compra. Se também tivermos em conta que 88% dos que procuram um negócio local no seu telemóvel visitam-no no prazo de 24 horas, é realmente crucial para si, como retalhista, aparecer neste motor de busca.

Como melhorar a sua posição nos resultados do Google Business?

O Google tem em conta, entre outras coisas, o número de críticas positivas no seu perfil na sua classificação, pois considera este fator como prova de que oferece uma boa experiência aos seus clientes e, portanto, como um sinal de autoridade.

Como tal, deve encorajar os seus clientes a partilharem os seus testemunhos online para obter mais críticas positivas, não só no Google Maps, como também noutras plataformas importantes, tais como o Facebook ou o Trustpilot , e plataformas especializadas, tais como o TripAdvisor (para o sector do turismo) ou o Uala (para o sector da beleza) etc.

Cuidado com os atalhos! Por vezes, surge a ideia de comprar críticas positivas ou remover crítcas negativas , mas os algoritmos do Google são muito inteligentes e penalizam esta má prática com uma classificação inferior.

Tire o máximo partido da sua presença no Google Maps

Apesar da pressão que pode sentir, quando bem utilizado, o Google Maps pode ser uma grande ajuda.

Não só pode ajudá-lo a compreender o que os clientes valorizam e não valorizam, como também fornece dados que permitem verificar em que pesquisas o seu negócio aparece, bem como quantificar o interesse captado (por exemplo, quantos pedidos de contacto, chamadas e outros pedidos de informação recebe).

Assim sendo, antes de terminarmos este artigo, queremos partilhar algumas  dicas sobre como utilizar esta ferramenta gratuita em seu benefício:

  • Mantenha o seu perfil no Google Maps atualizado: Defina expectativas realistas, atualizando os seus horários; carregue fotografias, vídeos ou panoramas 360º atuais dos diferentes locais, e até publique a sua lista de preços. Lembre-se de adicionar também um link para o seu site.
  • Integre um mapa com a sua localização no seu site: Adicione um mapa com um pin na página de  Contacto do seu website para oferecer uma boa experiência ao utilizador. Em alguns editores, pode adicioná-lo automaticamente com alguns cliques. Noutros casos, terá de gerar uma chave API do Google Maps e ajustar o código na sua página. Se criou o seu site no WordPress, pode instalar um plugin como o WP Google Maps, por exemplo.
  • Ouça os seus clientes: Enquanto empresa, devemos ser humildes e abordar a crítica de forma construtiva, encarando-a como uma oportunidade de melhoria. Por vezes, os clientes têm razão, e nesse sentido, até pode ser necessário implementar as mudanças que eles solicitam, depois de análise interna.
  • Responder calmamente a críticas e comentários negativos: Todos são prejudicados por um mau comentário. No entanto, mesmo que tenha razão, não é aconselhável agir de cabeça quente e começar a criticar os clientes. Pelo contrário, é melhor responder com factos e com contexto. Desta forma, os potenciais clientes poderão ler ambas as versões e ver que se preocupa com a satisfação do cliente.
  • Incentivar os clientes a deixar um comentário ou crítica online: Envolva todo o staff do seu negócio para pedir aos compradores satisfeitos que partilhem a sua experiência online.

Em suma, como retalhista, o Google Maps tem um grande poder e oferece-lhe muitas oportunidades – vai deixar escapar esta oportunidade de melhorar ou potenciar ainda mais a sua presença online?