5 resoluções para melhorar o seu negócio online em 2023

Comece o Ano Novo com o pé direito. Aqui está um mini-guia para estabelecer resoluções realistas para melhorar o seu negócio online em 2023.

Ano novo, vida nova! Este ano, para além das resoluções pessoais clássicas, talvez relacionadas com dietas e desporto, porque não compilar também uma lista de resoluções relacionadas com a presença online do seu negócio?

As primeiras semanas do ano são o momento ideal para começar a definir os passos a dar durante os próximos 12 meses. Neste artigo, ajudamo-lo a definir as resoluções de Ano Novo para melhorar a sua presença online. Pegue numa caneta e papel porque terá de responder a perguntas e tomar notas!

Faça um balanço da sua presença online

O primeiro passo para criar as melhores resoluções para o seu negócio online é analisar devidamente a sua situação atual. Para o fazer, responda a estas simples perguntas:

  • O meu negócio tem um site?
  • A minha marca é reconhecida online?
  • O meu negócio tem um ou mais perfis sociais?
  • A minha comunicação por email tem uma identidade clara e eficaz?
  • Utilizo ferramentas para vender online?

Estas primeiras perguntas vão fazê-lo perceber imediatamente quais as áreas que deve reforçar em 2023 para melhorar a sua presença online.

Estude o seu target

No marketing, o termo “target” identifica o conjunto de potenciais clientes aos quais uma empresa pretende vender os seus produtos ou serviços.

Cada área de negócio tem um target muito diferente, dependendo da sua dimensão e tipo de negócio. Para identificar (e estudar) o seu público-alvo, pense em quem são os seus clientes típicos, quais são os seus hábitos online, e pergunte-se a si próprio:

  • Os meus produtos são preferidos por mulheres/mulheres/jovens/seniores?
  • Quais são os canais que os meus clientes mais frequentam?
  • Quero dar-me a conhecer local ou nacionalmente/internacionalmente?
  • Quem compraria os meus produtos online e porquê?

Escolha o que gostaria de melhorar

A menos que seja novo no mundo online, tentou certamente tomar medidas para promover o seu negócio online. Pense no que fez até agora e faça uma pequena lista.

Estas perguntas podem ajudá-lo:

  • Atualizo regularmente o meu blog/site com notícias interessantes?
  • Alguma vez criei uma campanha de anúncios no Facebook ou no Google?
  • Já escrevi mensagens promocionais nas redes sociais?
  • Já alguma vez enviei emails promocionais?

Considera que as coisas que fez podem ser melhoradas? De certeza que sim!!!

Por vezes, fazemos experiências sem conhecer bem as ferramentas e obtemos resultados fracos, mas com a formação adequada ou pedindo ajuda a especialistas na matéria aprendemos e melhoramos.

Mantenha-se atualizado e aprenda algo novo

Nunca se para de aprender e isto é verdade mais do que nunca no mundo digital, que está em constante agitação. Que melhor altura do que Janeiro para adquirir novas competências digitais?

Algumas perguntas para o ajudar a compreender em que se deve concentrar:

  • Estou ciente das regras da Política de Privacidade?
  • Alguma vez tomei medidas específicas para aparecer no topo dos motores de busca (SEO)?
  • Sei como proteger os dados dos meus clientes online?
  • Já alguma vez utilizei o WhatsApp para melhorar a interação com os meus clientes?

Crie a sua base de dados de contactos (e utilize-a!)

Tente responder a estas perguntas:

  • Alguma vez criei uma lista de correio?
  • Tenho um blog onde partilho informação sobre a minha indústria?
  • Pedi autorização para enviar comunicações promocionais aos meus clientes?

2023 é o ano para fortificar as suas relações profissionais utilizando canais digitais: Encoraje aqueles que o seguem nas redes sociais a subscreverem o seu blog. Mantenha-se em contacto com os seus clientes com informações úteis relacionadas com a sua indústria com artigos, webinars, estudos de mercado, etc.

Crie a sua base de dados de contactos, certifique-se de que mantém a sua lista atualizada, e comece a enviar emails promocionais e conteúdos aprofundados a todos os seus contactos.

Mas lembre-se, de acordo com o RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) é necessário obter o consentimento prévio do utilizador antes de enviar quaisquer emails/newsletters comerciais.

Acreditamos que ao implementar estas 6 resoluções perfeitamente realistas, e outras que lhe ocorrerão neste processo de definição de resoluções/objetivos, o seu negócio irá certamente melhorar em a2023.