Este artigo aborda alguns dos pontos-chave a ter em consideração no momento da escolha das palavras-chave e da criação dos anúncios e das páginas de destino de uma campanha de pay-per-click no Google Ads.
Neste artigo, iremos focar-nos nos três componentes básicos, ou seja, nos pilares uma campanha publicitária no Google Ads:
- palavras-chave,
- mensagem da oferta
- landing pages (ou páginas para as quais direcionamos aqueles que clicam nos nossos anúncios).
Por isso, vamos agora mostrar alguns dos pontos a ter em consideração ao criar uma campanha de Google Ads, de forma a que esta nos forneça os resultados esperados.
1. As palavras-chave
Antes mesmo aceder à interface de criação de campanha do Google Ads, devemos ter uma lista de palavras-chave. Para criá-la, podemos usar o mesmo Planeador de palavras-chave do Google Ads. Basta digitar a (s) palavra (s) que consideramos como sendo aquelas que os nossos clientes utilizam para encontrar-nos e a ferramenta devolve-nos frases semelhantes relacionadas com a nossa ideia.
Além disso, este serviço gratuito do Google fornece informação sobre o volume de pesquisas das diferentes frases / keywords, qual a sua concorrência o Google Ads e qual custo de cada palavra para anunciar.
Quando estudamos as várias opções, é aconselhável marcar a caixa de correspondência de frase, para ter uma ideia de quantas pesquisas exatas ocorrem por mês. Dependendo do nosso escopo, teremos que delimitar as palavras-chave por local e por idioma nas opções avançadas do Google Ads.
Por outro lado, com base nos nossos objetivos, temos de determinar se devemos licitar por palavras-chave genéricas ou por palavras compostas mais longas. Por exemplo, se tivermos uma fábrica de tintas plásticas, e se usarmos a palavra-chave “tinta”, certamente receberemos tráfego de pessoas que procuram tintas acrílicas, óleo, aquarelas … Assim, as pessoas que nem procuram o que vendemos vão estar a consumir o nosso orçamento. Esses termos são, geralmente, menos pesquisados e têm um custo por clique menor – o que pode diminuir o custo por cliente a longo prazo – enquanto melhoram as taxas de cliques e o nosso “índice de qualidade” para o Google.
Finalmente, e relacionado com o que apresentamos acima, existem palavras-chave negativas, que correspondem aos termos para os quais não queremos que os nossos anúncios sejam apresentados. Por outras palavras, devemos listar as frases ou palavras com as quais não pretendemos estar relacionados. Por exemplo, se o nome da nossa empresa faz lembrar o de outra instituição, pessoa famosa, produto totalmente diferente, etc. devemos adicionar essas palavras chave como negativas, de forma a não pagar por esses cliques, evitando gastos totalmente desnecessários.
2. A mensagem da oferta
Outro aspeto fundamental é pensar numa oferta irresistível que agregue valor e que seja confiável. Lembremo-nos que o valor de um produto ou serviço ultrapassa o seu preço, por isso as nossas ofertas não têm de girar em torno de um desconto; o segredo é deixar claro porque é que vale a pena pagar pelo nosso produto ou serviço. Por outro lado, se optarmos por uma venda com um valor excecional, é melhor darmos um motivo, como um leilão sazonal ou um aniversário, para evitar que pareça que há um gato preso ou o que nosso produto está com problemas.
Considerando o acima exposto, devemos lembrar-nos do seguinte na hora de criar anúncio de texto no Google Ads, deve ter em consideração:
- Título: O elemento mais importante, pois é a primeira coisa que os clientes em potencial leem. Devemos incluir as palavras-chave que, normalmente, os utilizadores usam para pesquisar no Google. Um anúncio de texto do Google é composto por três títulos. Pode inserir até 30 caracteres, em cada um deles, para promover o seu produto ou serviço. De salientar que a partir de 30 de junho de 2022, não será possível criar nem editar anúncios de texto expandidos, pelo que é aconselhável que faça a transição, ainda que gradualmente, para os anúncios responsivos de pesquisa.
- URL de visualização: Este elemento é, por norma, apresentado a verde e mostra o endereço do site/página. O URL de visualização é composto pelo domínio do URL final e pelo texto inserido nos campos “Caminho” opcionais. Podem ser utilizados 2 caminhos, com 15 caracteres cada. Estes campos têm o intuito de auxiliar os utilizadores a terem uma melhor perceção do conteúdo a que vão aceder ao clicarem no anúncio, pelo que o texto do caminho não necessita de coincidir com o texto exato doURL de visualização.
- Descrição: Pode utilizar até 90 caracteres para ambas as descrições, devendo aproveitar esse espaço para destacar as vantagens ou mais-valias dos seus produtos ou serviços. Recomendamos a utilização de call-to-action (CTA), com a ação que pretende que seja realizada pelo utilizador. Por exemplo, imagine que é freelancer ou que tem uma Agência de Marketing e pretende que o cliente peça um orçamento para criação de website, nesse caso, poderá adicionar algo como “Receba um orçamento para Criarmos o seu Site” ou “Criamos o seu site. Peça o seu orçamento!”.
3. A landing page
Um erro comum ao configurar uma campanha de Google Ads é vincular o anúncio de texto à homepage – página inicial – de um site.
A “aterragem” nesta página – que é um espaço de apresentação geral onde resumimos tudo o que a nossa empresa faz, onde apresentamos os clientes com os quais trabalhamos, entre outras informações, pode sobrecarregar o potencial cliente com excesso de informação.
O utilizador chegou até nós à procura de algo muito específico. Portanto, o melhor é configurar uma landing page – ou página de destino – específica que mantenha uma única ideia consistente com o anúncio para transmitir confiança.
Nesse sentido, estas são algumas das práticas recomendadas para a criação de landing pages:
- Elimine a navegação, para que o utilizador se possa concentrar na oferta sem distrações de maior.
- Adicione fotografias, vídeos outro tipo de elemento multimédia, por exemplo, que captem a a atenção do potencial cliente para que este passe mais tempo na página.
- Utilize um título conciso e atraente, com a palavra-chave, e foque o texto nas vantagens que o produto ou serviço oferece ao cliente, ao invés de convencê-lo de que ele precisa do produto em si.
- Adicione uma frase de chamariz clara. A nossa intenção é tornar a mensagem o mais fácil possível para o cliente. Não podemos esperar que o utilizador pesquise informações no nosso site ou que interprete mensagens. E, por isso mesmo, temos de indicar de forma simples e visível a ação que o utilizador deverá concretizar, quer seja para comprar online, quer seja para ligar-nos ou até mesmo para solicitar um contacto ou um orçamento.
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